RONDÔNIA – Colheita da 2ª safra de milho deverá superar 980 mil toneladas

O estímulo proporcionado pelas cotações do produto impulsionou fortemente o plantio

Assessoria
Publicada em 11 de junho de 2021 às 17:00
RONDÔNIA – Colheita da 2ª safra de milho deverá superar 980 mil toneladas

Os agricultores de Rondônia deverão colher cerca de 981,4 mil toneladas de milho na 2ª safra. O resultado é reflexo da combinação entre uma produtividade média estimada em 4.907 kg/ha e uma área de cultivo que deve chegar a 200 mil hectares. Esta é a maior área já plantada com o cereal e representa um aumento de 7,5% em relação à safra passada, quando foram cultivados 186 mil ha, como aponta o Boletim do 9º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estímulo proporcionado pelas cotações do produto impulsionou fortemente o plantio. No entanto, as operações de semeadura envolvendo a 2ª safra de milho nesta temporada geraram dúvidas por causa do atraso na colheita da soja. Essa situação encurtou o intervalo ideal para o plantio do cereal e acentuou o receio de comprometimento nos níveis de produtividade que poderiam ser causados, principalmente pelos fatores climáticos adversos. 

Porém, as lavouras implantadas desenvolveram-se em geral em boas condições, uma vez que as chuvas que ocorreram no fim de janeiro e em fevereiro cobriram todas as regiões produtivas. Outro fator positivo foi a adubação residual da soja, prontamente absorvida pelas plantas em formação. 

Já nos últimos dois meses, as chuvas que ocorreram em várias regiões reduziram significativamente o risco – especialmente na região sul do estado, principal produtora – de uma grande frustração da safra. Por outro lado, nas regiões mais ao centro e ao norte do estado, a escassez de chuvas comprometeu parte das lavouras nas fases de floração e enchimento dos grãos e fez com que houvesse uma queda na estimativa da produtividade média de 5,8% em relação à safra passada. 

Outros detalhes sobre as demais culturas cultivadas em Rondônia e nos demais estados brasileiros podem ser acessados na íntegra do Boletim disponível no site da Conab.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook