Secretaria de Educação mantém diálogo de avaliação e transparência com órgãos de controle externo

A Seduc também mantém conversas avançadas para fomentar o aplicativo Opine Aí, criado pelo TCE e que pode medir o grau de satisfação dos usuários dos serviços públicos da Secretaria.

Dani Constantino/Fotos: Walteir Costa, Cristian Magno e Arquivo
Publicada em 23 de fevereiro de 2019 às 10:23
Secretaria de Educação mantém diálogo de avaliação e transparência com órgãos de controle externo

Os estudantes podem avaliar os professores, merenda, transporte escolar e material didático

Pautada numa gestão aberta aos órgãos de controle externo, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) iniciou, nesta semana, diálogos com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral do Estado (CGE) para tratar de ações que possam colaborar com o processo de transparência da gestão pública, fundamentada numa fiscalização rígida e com respostas rápidas e satisfatórias à população.

O secretário da Seduc, Suamy Vivecananda, afirma que a Secretaria tem tomado medidas para tornar os processos de fiscalização e controle mais ágeis e eficientes. Como exemplo efetivo, foi  assinado o Termo de Adesão entre a Seduc e a CGE do Projeto Estudante Auditor. A Seduc também mantém conversas avançadas para fomentar o aplicativo Opine Aí, criado pelo TCE e que pode medir o grau de satisfação dos usuários dos serviços públicos da Secretaria. “Temos interesse em todas as formas de controle. Quem me apresenta o problema, me auxilia”, observou o secretário.

ESTUDANTE AUDITOR

A Secretaria de Educação assinou junto à Controladoria Geral do Estado, o Termo de Adesão ao Projeto Estudante Auditor. A adesão tem validade de dois anos e servirá para orientações, monitoramento e acompanhamento de profissionais da escola, que colaborarão quanto ao envio das informações, via aplicativo, para que, assim, as necessidades sejam supridas nas escolas e a transparência quanto aos gastos públicos promova a eficiência na aplicação dos recursos repassados pela Seduc.

A CGE apresentou o Projeto Estudante Auditor à Seduc, neste mês. Nas reuniões ficou acertado que projeto piloto será implantado, inicialmente, em algumas escolas da rede estadual de ensino em Porto Velho. O projeto tem como foco a conscientização da utilização dos recursos públicos repassados e transparência na aplicação dos mesmos nas escolas da rede estadual. De início, o projeto será aplicado inicialmente no Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

OPINE AÍ

Os projetos servirão para orientações, monitoramento e acompanhamento de profissionais pela Seduc

O aplicativo Opine aí foi criado pelo TCE e tem ferramentas que podem gerar informações que vão servir de base para medir o grau de satisfação dos usuários dos serviços públicos da Seduc. A utilização do aplicativo foi tema de reunião entre técnicos da Educação com representantes da Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação do TCE (Setic).

Massud Badra Neto é gestor do aplicativo e mostrou algumas funcionalidades e informações que o app apresenta e que poderá auxiliar nesta coleta de dados almejados pelo secretário Vivecananda. “O aplicativo vai dar certo, e eu serei incentivador”, acrescentou.

 Vivecananda entende que é necessário trazer essa reflexão para o cidadão de que ele faz parte do processo”. Disse ainda que “quanto mais cedo recebermos informações sobre os problemas, mais rápido poderemos buscar solução”.

Atualmente, o Opine aí já contém dentro da opção Educação as escolas estaduais de ensino fundamental e médio, a qual os usuários podem avaliar os quesitos: professores, merenda, transporte escolar, material didático e escolar, disponibilidade de vagas, segurança, cortesia e respeito e manutenção, com a possibilidade de fazer comentários sobre a escola com a opção de incluir mídias, como fotos e vídeos.

Participaram da reunião o secretário de TI, Hugo Viana, os responsáveis pela coordenadoria de desenvolvimento da Setic, Rafael Vieira e Raphael Heitor de Araújo e dos técnicos da secretaria de Educação Benilce Matos da Silva, Christian Alencar Pereira, Allen Furtado de Castro e Domingos Fernandes Rodrigues.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Rondônia será bombardeada?

Rondônia será bombardeada?

Se o Brasil “piorar as coisas”, teremos apenas “um lacaio do imperialismo fazendo a vontade do seu patrão, os EUA”. Apenas dois meses de governo e já temos a iminência de uma guerra. É mole?