Semana Nacional de Conciliação obtém mais de 30% de acordos na capital

Na fase processual, ou seja, relacionados a processos que já estão tramitando, o Cejusc Cível, Juizados e Família, ao total realizaram 740 audiências

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 21 de dezembro de 2020 às 11:32
Semana Nacional de Conciliação obtém mais de 30% de acordos na capital

Rompendo as barreiras de limitação geográfica, a Semana Nacional de Conciliação em Porto Velho ocorreu virtualmente por meio do aplicativo WhatsApp. “Algumas partes não estavam residindo em Porto Velho. Essa foi a primeira vez realizada utilizando os recursos tecnológicos para superar os desafios e os índices superaram as expectativas”, explicou o coordenador do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Porto Velho, juiz Jhonny Gustavo Clemes.

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, foram realizadas 992 audiências conciliatórias, sendo 320 acordos firmados (atingindo um índice superior a 30%). Na fase processual, ou seja, relacionados a processos que já estão tramitando, o Cejusc Cível, Juizados e Família, ao total realizaram 740 audiências. Só o Cejusc Família realizou mais de 78% das audiências designadas e alcançou a marca de 56% de acordos realizados, seguido dos Juizados, com 19,64%, e Cível 17,80%.

Nesta edição, também teve a participação de comarcas do interior auxiliando para a execução das audiências. “Como as audiências são virtuais podem ser realizadas por qualquer conciliador de outra comarca. Servidores de Cacoal, Vilhena, Alvorada do Oeste e Jaru colaboraram para a realização da prestação jurisdicional”, ressaltou o coordenador Jhonny.

Da fase pré-processual foram negociados, em 126 audiências, mais de 528 mil reais em acordos. A empresa Energisa foi a grande demandada, contabilizando 13,25% de acordos, e negociados mais de 314 mil 372 reais  

Conciliação.

A Conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito e imparcial. É um processo consensual breve, que busca uma efetiva harmonização social e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook