Semed realizou formatura do curso avançado da Língua Brasileira de Sinais

Ao todo, 45 pessoas participaram da conclusão na terça-feira (28)

Texto: Hiandra Trindade Fotos: Talita Luana
Publicada em 30 de novembro de 2023 às 15:26
Semed realizou formatura do curso avançado da Língua Brasileira de Sinais

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na terça-feira (28), a formatura do curso avançado de Língua Brasileira de Sinais (libras). Esta foi a conclusão da formação de 2023.  Ao todo, 45 pessoas participaram nesta etapa, no auditório da Semed, rua Almirante Barroso (1º distrito). 

Durante o evento de encerramento, os formandos realizaram diversas apresentações em libras, retratando histórias como, “A ilha dos sentimentos, a pantomima do Guarda-Chuva, a piada da Pescaria, pantomima do circo de Charlie Chaplin, Invisibilidade do surdo: A inclusão não é um favor e sim um direito, a piada O lenhador e a árvore surda,  teatro do Salmos 23, entre outros. 

Os participantes receberam os conteúdos durante o curso, sobre os aspectos fonológicos da Libras, identidade e cultura surda, fundamentos básicos da tradução e interpretação de libras, código de ética do intérprete de libras, interpretação de contos infantil, interpretação na modalidade voz (libras/Língua Portuguesa), práticas de interpretação simultânea e consecutiva e metáforas em libras. 

Além de conceito de boias no discurso e seu uso, tradução de histórias libras/língua portuguesa, tradução de vídeos produzidos pelos surdos do curso, criação de diálogos em libras, interpretação de poemas, tradução de histórias infantis, tradução e interpretação de poemas, piada e histórias. 

A coordenadora de Ensino de Libras, Bruna Monteiro, destacou que essa formatura foi muito impactante, devido a todo trajeto realizado durante o ano. “Foi muito bom ver que teve alunos que participaram do curso básico, intermediário e concluiu o avançado, mesmo diante das dificuldades. Parabéns para todos os alunos, a nossa comunidade precisa de profissionais na área”, pontuou. 

Ela afirmou ainda, que para 2024, o objetivo é continuar com a capacitação, principalmente com professores da Rede Municipal de Ensino (RME) e toda equipe escolar para tornar o ambiente 100% acessível. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook