Semeia sensibiliza população para perigos das queimadas urbanas

Denúncias podem ser feitas por aplicativo Guardiões do Meio Ambiente

Assessoria/Prefeitura
Publicada em 29 de julho de 2022 às 16:42
Semeia sensibiliza população para perigos das queimadas urbanas

O número de queimadas urbanas no período do verão amazônico, época de estiagem na região Norte, está crescendo, e para alertar as pessoas sobre os danos causados, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), vem intensificando as ações educativas pela plataforma Guardiões do Meio Ambiente.

“Em 2021, foram registrados 452 focos de queimadas e, neste ano, até ó dia 28 de julho, já contabilizamos mais de 140 queimadas. No aplicativo, desde o dia 8 de julho, recebemos 37 denúncias. Queimada é crime ambiental e pode gerar multa”, alertou a secretária da Semeia, Jeane Muniz.

O coordenador de Educação Ambiental da Semeia, Wendell Goulart, explicou que a equipe está orientando a população para que faça denúncias de queimadas urbanas pelo aplicativo e contribua para que os órgãos de fiscalização tenham mais agilidade para apurar e autuar os responsáveis. A plataforma é uma iniciativa da sociedade civil, em parceria com Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

Para fazer a denúncia, de forma anônima ou identificada, a pessoa deve baixar o App, pesquisando por “Guardiões do Meio Ambiente” na Play Store, e mandar uma foto do local. O registro vai ajudar os órgãos de fiscalização, que terão as coordenadas geográficas exatas e agirão com mais eficiência.

Uma outra opção para denunciar é ligar para os números 3423-3791 (Polícia Ambiental, 193 (Corpo de Bombeiros) e 3411-4204 (Semeia). “Contamos com o apoio de todos nesse combate às queimadas, que causam diversos danos como, por exemplo, prejuízos para a fauna e flora, comprometer a qualidade do ar e provocar problemas respiratórios à população”, esclareceu Jeane Muniz.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook