Setor de vestuário quer mais visibilidade para melhorar negócios

Empresários apontaram alternativas para fomentar a economia de Porto Velho

Superintendência Municipal de Comunicação - SMC
Publicada em 16 de abril de 2021 às 11:44
Setor de vestuário quer mais visibilidade para melhorar negócios

Encontro debateu formas de fomentar o setor de vestuário

O setor de vestuários indicou a realização de feiras e eventos para fomentar os negócios, apoio para divulgação na internet e formação de mão de obra qualificada como caminhos para a retomada da economia após o controle da pandemia de Covid-19. As propostas foram apresentadas, quinta-feira (15), na série de reuniões virtuais realizadas pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH).

As lideranças do setor destacaram os efeitos provocados pela pandemia nos negócios e foram ouvidos com atenção pela ADPVH. O resultado destas conversas é uma importante contribuição para um programa de recuperação econômica que a Prefeitura de Porto Velho fará, através da ADPVH, com a mobilização de secretarias municipais.

Assim como outras lideranças setoriais da economia manifestaram em reuniões anteriores com a ADPVH, o ajuste na carga tributária foi citado como mecanismo que vai contribuir para que os negócios retornem a patamares positivos.

O segmento também sugeriu que a municipalidade amplie as compras no comércio local para contribuir no processo de retomada econômica.

“Vemos a Prefeitura como um excelente consumidor e que pode prestigiar ainda mais o comércio local com a compra de uniformes escolares, por exemplo”, sugeriu Helena Aparecida Mourão, presidente do Sindivest, entidade que agrega empresários de vestuário em Porto Velho.

Por outro lado, Helena enalteceu a atitude do prefeito ao implantar a tarifa zero no transporte coletivo e manter o valor das passagens no patamar máximo de R$ 3 até o final deste ano. “É uma forma de ajudar o trabalhador e os empresários, que já estão no limite de sua capacidade na manutenção dos negócios”, observou.

VISIBILIDADE

Encontros são on-line e voltados a diversos segmentosEncontros são on-line e voltados a diversos segmentos

Conforme empreendedor Tharso Souza, a gestão municipal pode desenvolver um sistema que dê mais visibilidade às pequenas empresas e aos empreendedores do ramo, concedendo incentivos fiscais às grandes empresas que comprarem uniformes dos seus colaboradores e outros produtos diretamente dos pequenos empreendedores locais.

VENDAS

Os empresários indicaram a possibilidade da implantação de ‘E-Commerces’, a modalidade de comércio virtual, e ‘Marketing Places’, que funciona como um shopping virtual, pois reúne várias marcas no mesmo lugar e facilita a busca dos produtos. Segundo eles, estes mecanismos podem ajudar a deslanchar nas vendas pela internet.

DIÁLOGO

Guilherme Gonzales, diretor técnico da ADPVH, reiterou que o objetivo do prefeito Hildon Chaves é estabelecer diálogo franco com os diversos setores produtivos que formam a economia local, para entender suas necessidades. Segundo ele, a partir daí, na medida do possível, serão implementadas as políticas públicas para o setor.

“Nosso objetivo não é esgotar o assunto por aqui, mas iniciar uma conversa franca com a perspectiva de preparar nossa cidade para o crescimento da economia”, frisou Gonzales, após agradecer a participação dos empreendedores pelas participações e sugestões.

PRÓXIMO EVENTO

No próximo encontro virtual, marcado para o dia 22 de abril, sempre às 16h, será a vez dos representantes dos conselhos profissionais serem ouvidos. Por meio da ADPVH, a Prefeitura já ouviu os segmentos da construção civil, educação, hotelaria e turismo, bares e restaurantes, lojistas e vestuário.

Clique no link abaixo para fazer a inscrição: https://www.sympla.com.br/encontro-setorial--conselhos-profissionais__1173014

Texto: Augusto Soares
Fotos: Wesley Pontes

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook