Sintero participa de audiência na ALE/RO sobre melhoria no Ensino Público de Rondônia

Na audiência, foi apresentada a experiência educacional do município de Sobral/CE, pelo secretário de Educação do município, Herbert Lima

Assessoria
Publicada em 22 de outubro de 2019 às 17:29
Sintero participa de audiência na ALE/RO sobre melhoria no Ensino Público de Rondônia

O Sintero participou nesta segunda-feira (21/10) de Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) com tema “Estratégia para a melhoria no Ensino Público de Rondônia”, proposto pelo presidente da Comissão de Educação da ALE/RO, deputado Lazinho da Fetagro (PT).

Na audiência, foi apresentada a experiência educacional do município de Sobral/CE, pelo secretário de Educação do município, Herbert Lima. Além disso, o diretor do Google For Education Brasil, Alexandre Campos, falou sobre a plataforma do Google que tem levado a tecnologia para dentro da sala de aula.

A audiência reuniu prefeitos, secretários municipais, vereadores, professores, diretores de escolas, representantes de sindicatos e de movimentos sociais.

Inicialmente, Alexandre Campos comentou sobre as mudanças no processo educacional dos últimos 50 anos. Para ele, a tecnologia é parte essencial para que a revolução e melhoria na educação aconteça. Posteriormente, foram apresentadas as escolas privadas, Universidades Federais e escolas públicas, na qual possuem professores que usam a ferramenta colaborativa do Google For Education para preparar as aulas e para ajudar os alunos a utilizarem as novas ferramentas para desenvolver as habilidades necessárias.

Alexandre defendeu a formação continuada e o acompanhamento dos professores, ao longo de pelo menos três anos, preparando conteúdos digitais para os alunos, com o uso das ferramentas já disponíveis de forma gratuita pelo Google.

“Com todos os atores educacionais envolvidos vamos emponderar essa geração e prepará-los para os empregos do futuro, empregos estes que ainda nem sabemos quais serão”, disse Alexandre Campos.

Em seguida, Hebert Lima falou dos principais desafios e investimentos que foram feitos ao longo de 20 anos para que o município de Sobral chegasse a ser considerado modelo em educação pública. O secretário enfatizou que a política educacional do munícipio é formada por três eixos centrais:

Fortalecimento da Gestão Escolar: com a seleção de diretores através de várias etapas que inclui prova escrita, entrevista com psicólogos, entre outras;

Fortalecimento da ação pedagógica:  com a organização e qualificação do trabalho em sala de aula;

Valorização do Magistério: com reconhecimento, qualificação e gratificação por desempenho do docente.

Hebert Lima argumentou que o investimento na educação, o monitoramento de resultados e a valorização dos professores são ações constantes e que fazem a educação de Sobral ser um modelo para todo o país.

Durante seu pronunciamento, a presidente do Sintero Lionilda Simão, disse que a gestão democrática sempre foi a bandeira do sindicato, pois o modelo arcaico de indicação por governantes é insustentável. Também defendeu que assim como o modelo de Sobral mostra, não há fórmula mágica, mas sim um investimento de tempo, verba e de comprometimento para que a educação seja valorizada. “Gostaria de parabenizar o deputado Lazinho da Fetagro por proporcionar esse debate. O Sintero sempre levantou a bandeira da gestão democrática, do investimento à educação e da valorização profissional. Diante disso, fico muito feliz em saber que o sindicato sempre esteve no caminho certo. Fica claro nesta audiência que a educação de Rondônia merece um cuidado e atenção maior”, disse.

Participaram da audiência a Direção Executiva do Sintero, os deputados estaduais Adelino Follador (DEM), Alex Redano (Republicanos), Chiquinho da Emater (PSB), Cirone Deiró (Podemos), Aélcio da TV (PP) e Cabo Jhony Paixão (Republicanos), o secretário estadual de Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, o presidente da Arom, Claudio Santos; o presidente da Undime, Vilson Macedo; o conselheiro do Tribunal de Contas, Paulo Cury, a vereadora de Ji-Paraná, Claudia de Jesus (PT), o superintendente do Sebare, Daniel Pereira; o superintendente da Fiero, Gilberto Batista e o secretário municipal de educação de Porto Velho, Márcio Félix.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook