Software que otimiza contratações será implantado no TJRO

Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado, o Sistema de Acompanhamento de Licitações e Contratos (Aplic) tem por fim garantir a otimização nos processos de aquisição de bens e serviços

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 10 de fevereiro de 2020 às 15:15
Software que otimiza contratações será implantado no TJRO

 Após teste do sistema desenvolvido pelo TCE, judiciário vai capacitar servidores para operar o Aplic

No dia 11 de fevereiro será realizado em Porto Velho, uma oficina de capacitação para gestores de contratos do Tribunal de Justiça de Rondônia sobre uma nova ferramenta de gestão de contratos e licitações, que teve sua eficácia reconhecida nacionalmente e, recentemente, foi testada e aprovada pelo Judiciário.

Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado, o Sistema de Acompanhamento de Licitações e Contratos (Aplic) tem por fim garantir a otimização nos processos de aquisição de bens e serviços.

O novo software permite, na prática, o gerenciamento e controle de todos os contratos de compras realizados pelo TJRO. Os resultados produzidos pelo Aplic no TCE-RO chamaram a atenção da administração do Judiciário, que contataram a instituição para conhecer a ferramenta. “Ficamos impressionados com as funcionalidades e facilidades que o Aplic produz. Além disso, interage com outros sistemas, o que pode facilitar muito a atuação dos fiscais e gestores de contratos, além de proporcionar uma visão sistêmica gerencial dos contratos para a administração”, explica a secretária de administração do TJRO, Elaine Bettanin Piacentini.

A troca de experiência entre as duas instituições permitiu que, em curto prazo e sem custos, o TJRO implantasse o software em caráter experimental. Com a capacitação a ser realizada, no dia 11 de fevereiro, no auditório do edifício-sede, a ideia é colocar a ferramenta em prática em todas as comarcas. “O sistema funciona de forma interna, mas busca todas as informações contidas no SEI, o que diminui o risco de erro; além disso, busca informações no sistema Comprasnet, permitindo checar dados do fornecedor, facilitando o serviço dos que atuam na divisão de contratos e convênios, facilitando a instrução do processo e o preenchimento dos dados”, aponta.

Outra facilidade percebida nesse software é o fato de fazer a gestão da Ata de Registro de Preços. “Ainda fazemos isso de forma manual. Por ser necessário o controle de saldo das atas e o controle das adesões, que o TJ autoriza para não extrapolar os quantitativos previstos em lei, isso muito nos auxiliará”, aponta Elaine.

A implantação atende a uma recomendação do Plano de Auditoria Interna. Tendo em vista a adaptação do servidor à essa nova ferramenta, além da oficina do dia 11, a SA deve promover eventos de formação e atualização durante o ano, além de elaborar, em conjunto com a Coordenadoria de Comunicação Social, tutoriais que expliquem o passo a passo do processo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook