TJRO capacita servidores e servidoras em mediação familiar

Curso é realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos

Assessoria de comunicação Institucional
Publicada em 15 de setembro de 2021 às 15:19

cursoo mediacaocejusc

O Tribunal de Justiça de Rondônia realiza até o mês de outubro o curso "Aperfeiçoamento em Mediação Familiar emancipadora e responsável”, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), em parceria com a Escola da Magistratura (Emeron). A formação é voltada para mediadores e mediadoras que atuam no Judiciário estadual em todas as comarcas.

Ao todo são 40 participantes, servidores e servidoras que atuam nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc’s), responsáveis pela realização das sessões de conciliação e mediação que estejam a cargo de conciliadores e mediadores. Os professores do curso de Mediação Familiar, Juan Carlos Vezzulla e Pedro Martins, têm renome internacional. O argentino Vezzulla, é psicólogo, mestre em Serviço Social, cofundador e presidente científico dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal, além de formador de mediadores em países da América Latina, Europa e África; ele, inclusive esteve em Rondônia, em 2019 no Congresso Internacional de Mediação organizado pelo TJRO. Martins é advogado e mediador, com larga experiência e pesquisas nas áreas de conciliação e mediação de conflitos, além de ministrar treinamentos em todo o país.

O curso teve início dia 9 de setembro e é realizado pela plataforma do Zoom, das 18h30 às 21h30, com programação de realização de 8 encontros com duração de 3 horas. O objetivo do aperfeiçoamento é o constante aperfeiçoamento dos mediadores, que atuam diretamente com os conflitos familiares, melhorando assim a qualidade dos atendimentos ofertados.

Dentre os temas abordados no conteúdo programático, a evolução da Mediação; relacionamentos, identidades, modelos relacionais, funções e responsabilidades familiares e parentais, ressignificação, emoções, entre outras temáticas,dentre as 17 listadas para abordagem durante o aperfeiçoamento.

Mediação

O Nupemec do TJRO é presidido pelo desembargador José Antônio Robles, tendo como membros magistrados indicados pela Corregedoria Geral. Funciona como órgão de inteligência e gestão da Política Nacional e da Política Estadual de tratamento adequado dos conflitos. Compete ao órgão cuidar da administração de toda prática que se utiliza de mediação e conciliação na Justiça, coordenando os serviços e recursos humanos. Dentre as atribuições do Núcleo está o estímulo à formação e aperfeiçoamento de servidores, servidoras, magistrados e magistradas.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook