TJRO promove diálogo sustentável sobre consumo consciente e eficiência energética

A ideia é orientar sobre consumo consciente e eficiência energética

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 24 de junho de 2022 às 16:55
TJRO promove diálogo sustentável sobre consumo consciente e eficiência energética

O Tribunal de Justiça de Rondônia, por intermédio da Secretaria Administrativa e do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages), promoveu, no dia 24, sexta-feira, no auditório do edifício-sede, o evento “Diálogo sustentável”, com a secretária administrativa, Elaine Bettanin, e o engenheiro eletricista do TJRO, Marcio Stein. A ideia é orientar sobre consumo consciente e eficiência energética.

Além da conscientização, um dos objetivos é apresentar a meta estipulada no Plano de Logística Sustentável (PLS), de reduzir, anualmente, em 2% o consumo de energia elétrica por metro quadrado de área construída do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, até 2023. O Tribunal tem apresentado um ótimo desempenho, alcançando a redução de 12% de 2020 para 2021, que passou de 7.790.455 Kwh, em 2020, para 6.850.925 Kwh, em 2021.

O Tribunal tem desenvolvido ações de investimentos em equipamentos mais modernos e implantação de novas tecnologias, a exemplo a contratação e execução de usinas fotovoltaicas, que são estruturas capazes de transformar energia solar em elétrica. Em 2022 o TJRO contratou empresa para expandir o serviço para todas as edificações, objetivando a compensação do consumo de energia elétrica em valores próximos de sua totalidade (600.000 Kwh).

Usinas em funcionamento

Atualmente, já se encontram em funcionamento usinas instaladas nos fóruns de Ji-Paraná e Pimenta Bueno e no prédio da Emeron, na capital, que terá capacidade para compensar todo o consumo da edificação e ainda gerará créditos para compensação em outras unidades.

O engenheiro eletricista do TJRO, Marcio Stein, também apresentou algumas dicas de consumo com o objetivo de conscientizar e criar hábitos que resultem na diminuição do consumo de energia elétrica. Segundo Elaine Bettanin “ Se todos nos unirmos, podemos formar uma ponte para a sustentabilidade” reforçou Elaine. 

A palestra está disponível na íntegra no canal do TJRO no YouTube, clique aqui para acessar. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook