TSE exclui de grupo de fiscalização das eleições coronel que divulga fake news sobre urnas

"A posição não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito", diz ofício da Corte

Brasil 247
Publicada em 08 de agosto de 2022 às 18:00
TSE exclui de grupo de fiscalização das eleições coronel que divulga fake news sobre urnas

Coronel Ricardo Sant’ana e urna eletrônica (Foto: Reprodução/Redes sociais | Antonio Augusto/Ascom/TSE)

247 - Em ofício assinado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e pelo próximo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, o tribunal informa ao Ministério da Defesa que excluiu do grupo de fiscalização das eleições o coronel do Exército Ricardo Sant'Anna, um dos militares que integram a equipe.

Segundo Valdo Cruz, do G1, o TSE informa por meio do ofício enviado ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, que Sant'Anna foi desligado do grupo por divulgar nas redes sociais fake news sobre as urnas eletrônicas.

"Conquanto partidos e agentes políticos tenham o direito de atuar como fiscais, a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito. Tais condutas, para além de sofrer reprimendas normativas, têm sido coibidas pelo TSE através de reiterados precedentes jurisprudenciais. (...) A elevada função de fiscalização do processo eleitoral há que ser exercida por aqueles que funcionam como terceiros capazes de gozar de confiança da Corte e da sociedade, mostrando-se publicamente imbuídos dos nobres propósitos de aperfeiçoamento do sistema eleitoral e de fortalecimento da democracia", diz o ofício, que na sequência comunica a exclusão do militar. 

"À vista dos fatos narrados, serve o presente ofício para comunicar a vossa excelência o descredenciamento do coronel Ricardo Sant’Anna dos trabalhos de fiscalização, a partir desta data, rogando-se a esse ministério, caso entenda necessária nova designação, que substitua o aludido militar por técnico habilitado para as funções", afirma.

Comentários

  • 1
    image
    Bento Arruda 09/08/2022

    NÃO SE PODE FALAR A VERDADE SOBRE AS URNAS, COM ESSE TIPO DE COMPÓRTAMENTO O BRASILEIRO FICA ATE CO MEDO DE VOTAR, POR QUE FICA A DUVIDA, ESSE TSE PARECE SUSPEITO COM ESSAS ATITUDES ANTIDEMOCRATICAS DENTRO DE UMA DEMOCRACIA.

  • 2
    image
    Rudimar 09/08/2022

    Só ficam na Comissão Eleitoral os que dizem "amém" ao sistema das urnas eletrônicas. Altamente suspeita essa posição do TSE.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook