Vice-presidente do TJRO recebe a homenagem da Assembleia Legislativa

​​​​​​​Renato Mimessi foi agraciado com título honorífico de cidadão de RO

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 26 de setembro de 2019 às 18:16
Vice-presidente do TJRO recebe a homenagem da Assembleia Legislativa

Como forma de reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados ao Estado, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Renato Martins Mimessi, foi agraciado, em sessão ocorrida na tarde de quarta-feira, dia 25, com o título de Cidadão Honorário de Rondônia. A mesma homenagem foi concedida ao presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Edilson de Sousa Silva.

A propositura foi de autoria do presidente da Casa de Leis, Laerte Gomes, que frisou ser um dia especial, “pois oficialmente estaremos adotando como filhos destas paragens do poente, da nossa Rondônia, dois ilustres cidadãos, que ao longo de décadas, efetivamente, prestaram e continuam prestando relevantes serviços”.

Referindo-se ao desembargador Renato Martins Mimessi, o presidente afirmou ser uma pessoa com muitas qualidades e virtudes, que marcam a sua trajetória de magistrado, na condição de juiz de direito e como desembargador. “Evidente que se trata de tarefa difícil, pois a grandeza d’alma, a humildade, cultura e independência são virtudes que não se encerram em textos escritos, mas ao longo dos tempos”, disse.

“Esse ato é o coroamento desta trajetória. Trajetória de um homem público, que soube se conduzir na retidão, consciente das funções investidas, mas, sem perder a simplicidade e a humildade. A população já vem fazendo, ao longo dos tempos, este reconhecimento”, completou.

Ao encerrar, Laerte frisou que o desembargador é dono de uma sensibilidade genuína em relação à alma humana, conserva e pratica o sentimento e o apreço à gratidão, declinando sempre uma atenção especial às pessoas que o procuram, independentemente da posição social que ocupem.

Rito

Na sequência foi lida a biografia dos dois homenageados, uma carta enviada pela irmã do desembargador, e a exibição de um vídeo da família de Renato Mimessi parabenizando-o pelo reconhecimento.

O deputado Laerte Gomes, acompanhado do governador Marcos Rocha, fez a entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia ao desembargador Renato Martins Mimessi e também ao conselheiro do Tribunal de Contas Edilson Sousa e Silva. O título honorifico é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa a pessoas que se destacaram pelos seus trabalhos em Rondônia.

Discurso

“É motivo de muita alegria e muita honra receber esse título”, disse Mimessi ao abrir o seu discurso de agradecimento. O desembargador pediu licença ao presidente da ALE para dividir o título com sua esposa Denise, que acompanhou sua trajetória como magistrado desde o início, quando respondia pela comarca de Cacoal.

O desembargador agradeceu a todos que “construíram” com ele “esse caminho”: Familiares, servidores, colegas magistrados, “referências que serviram e servem de exemplo, representam estímulo e têm feito do Judiciário de Rondônia um dos mais eficientes e respeitados do país”.

Mimessi chamou atenção para a forma colegiada como o Judiciário Rondoniense tem se portado. “Muitos males nós estamos experimentando hoje, porque em muitos setores do Judiciário deste país existem ilhas, decidindo por sua conta própria e estabelecendo sua própria vontade. Se realmente houvesse uma preocupação como há no Judiciário de Rondônia, com a comunidade e com a coletividade, não estaríamos experimentando tantos revezes, tanta insegurança jurídica, tantos problemas como estamos experimentando”, disse.

O magistrado agradeceu, ainda, aos constantes colaboradores da instituição ACREAR – Associação de Cristãos Para Ação nas Ruas, que presta um trabalho filantrópico à sociedade, sobretudo a população vulnerabilizada, com especial enfoque aos dependentes químicos. Renato Mimessi foi presidente da instituição por muitos anos, e continua buscando meios para o desenvolvimento dos trabalhos.

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, disse se sentir muito honrado em participar dessas homenagens. “Significa o coroamento daquilo que venho pensando há tantos anos sobre os ilustres homenageados, em especial o desembargador Renato Mimessi”. Parabenizou ao Poder Legislativo por reconhecer com a mais alta outorga do Poder as autoridades. Sobre o conselheiro Edilson Silva, falou sobre a trajetória admirável, e o elogiou pela forma que conduz o Tribunal de Contas, que hoje é considerado um dos mais modernos do país.

O juiz Danilo Augusto Paccini também afirmou que o ato da Assembleia Legislativa é exemplar e justo a homenagem às duas autoridades. Relembrou a trajetória de Renato Mimessi na magistratura de Rondônia, desde juiz na cidade de Cacoal até ocargo de desembargador do Poder Judiciário de Rondônia.

Clique aqui para ver como foi a sessão de homenagem 

Com informações e fotos da ALE

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook