Ações do Governo de Rondônia fortalecem a cobertura vacinal e são destacadas no Dia Nacional de Imunização

Em Rondônia a Agevisa desenvolveu um Plano de Ação para o enfrentamento às baixas coberturas vacinais, cuja estratégia foi reconhecida e elogiada nacionalmente

Texto: Aurimar Lima e Valbran Júnior Fotos: Frank Nery Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 09 de junho de 2023 às 11:50
Ações do Governo de Rondônia fortalecem a cobertura vacinal e são destacadas no Dia Nacional de Imunização

Governo  destaca ações de capacitação dos profissionais da imunização, aquisição de equipamentos e parcerias

O Dia Nacional da Imunização, comemorado anualmente em 9 de junho, tem como propósito destacar a relevância das vacinas na proteção individual e coletiva. Para o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) é fundamental manter a vacinação atualizada, pois essa prática é um dos melhores métodos de prevenção contra doenças e infecções.

Por ocasião da data, o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima volta a orientar a população para se vacinar e atualizar da Caderneta de Vacinação, importante instrumento de acompanhamento da saúde desde a infância. As vacinas protegem contra doenças imunopreveníveis e têm impacto direto na saúde e qualidade de vida.

O governador Marcos Rocha enfatiza que, em Rondônia as ações que fortalecem a rede de imunização do Estado vão da reestruturação das salas e rede de frio à capacitação de profissionais, além de campanhas de visibilidade e promoção do acesso. “Aquisição de câmaras de conservação de imunobiológicos, insumos e uma logística de distribuição eficiente de vacinas, bem como a ampliação da rede de frio estadual, cursos para vacinadores, campanhas de multivacinação que chegam até nossas fronteiras, fazem parte da gestão estadual para manter a população rondoniense segura e imunizada”, ressalta.

Agevisa desenvolve Plano de Ação para coberturas vacinais

Na Atenção Primária, principal porta de entrada do cidadão ao Sistema Único de Saúde – SUS, a imunização é um dos principais componentes. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações – PNI oferece gratuitamente à população brasileira 49 imunobiológicos, sendo 22 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas para os atendimentos de rotina, dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e em situações específicas.

CAMPANHAS

Prova de que a vacinação salva vidas é que campanhas de imunização que no passado ajudaram a erradicar doenças, como varíola e poliomielite. Outras doenças transmissíveis, como a rubéola e rubéola congênita, também deixaram de ser um problema de saúde pública, pois, foram eliminadas com vacina.

Em Rondônia a Agevisa desenvolveu um Plano de Ação para o enfrentamento às baixas coberturas vacinais, cuja estratégia foi reconhecida e elogiada nacionalmente em recente evento promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo próprio Ministério de Saúde que excluiu o Estado do mutirão de multivacinação nos estados com baixas coberturas vacinais, por entender que Rondônia está fazendo bem feito seu dever de casa.

O calendário definido pela equipe da Agevisa, em parceria com os gestores municipais, contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes, povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos, com forte ênfase às populações fronteiriças com a Bolívia.

As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook