Agevisa intensifica ações sobre saúde ocular nas escolas da rede pública de ensino

No decorrer do ano serão realizadas ações nos 52 municípios, além de comunidades rurais, indígenas e quilombolas

Texto: Valbran Junior Fotos: Arquivo Agevisa Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 22 de março de 2023 às 18:57
Agevisa intensifica ações sobre saúde ocular nas escolas da rede pública de ensino

No decorrer do ano serão realizadas ações nos 52 municípios, além de comunidades rurais, indígenas e quilombolas

Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, está intensificando a vigilância dos indicadores do Programa de Saúde na Escola – PSE, nas escolas da rede pública de ensino, juntamente às equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF. A implementação das ações sobre os riscos do tracoma deve ocorrer principalmente, em escolares na faixa etária dos cinco aos 14 anos, vez que a doença, comumente confundida com a conjuntivite, pode levar à cegueira. O tracoma é uma doença inflamatória ocular, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que ocorre especialmente em áreas de maior concentração de vulnerabilidade social.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, por meio do Programa de Saúde na Escola, a Agevisa tem desenvolvido atividades de promoção, prevenção e busca ativa de casos de tracoma para iniciar o tratamento imediato nas escolas dos municípios do Estado, além de realizar palestras educativas acerca da doença e saúde ocular. As palestras trazem uma abordagem sobre sintomas, como se dá a transmissão e, especialmente sobre os cuidados para a prevenção.

O titular da Agência, Gilvander Gregório de Lima aprovou o plano de trabalho da Coordenação Estadual do Tracoma de visita aos municípios para detecção, tratamento e prevenção de novos casos. No decorrer do ano serão realizadas ações nos 52 municípios, além de comunidades rurais, indígenas e quilombolas.

A gerente técnica de Vigilância Epidemiológica, médica Arlete Baldez observou que, “a concentração de crianças nas escolas, por exemplo, nas aulas de educação física, cria um ambiente propício à disseminação da bactéria. O tratamento é fácil, porém se não for tratado, com o tempo pode prejudicar a visão e até mesmo levar à cegueira”, explicou.

Segundo a coordenadora estadual do Tracoma, Margarida Capelette, os sintomas são olhos vermelhos, irritados, lacrimejantes e com secreção, coceira com sensação de areia nos olhos e intolerância à luz, por isso se confunde muito com a conjuntivite comum. A transmissão de uma pessoa para a outra ocorre por meio do compartilhamento de objetos contaminados, tais como lápis, borracha, caneta, toalhas e roupas de cama.

A prevenção, segundo Margarida Capelette, é basicamente os cuidados com a higiene pessoal. “Lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia, procurar não coçar os olhos, dormir sozinho na cama e quando isso não for possível, deitar com a cabeça para lados diferentes e não compartilhar toalhas e lenços. Em muitos casos pode até não ter sintomas, contudo, quem convive com uma pessoa contaminada, também precisa passar por exame em uma unidade de saúde”, explicou a coordenadora.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook