Como evitar a infecção urinária?

Dor ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro são apenas alguns sintomas da infecção urinária. Veja como se prevenir desse problema

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 23 de setembro de 2021 às 10:36
Como evitar a infecção urinária?

A infecção urinária normalmente ocorre na uretra ou na bexiga — em casos mais graves, essa infecção se estende aos rins. Embora seja um problema muito comum, a infecção urinária precisa de uma atenção especial quando ela aparece mais de uma vez dentro de um período de 6 meses.

Nesses casos, além de procurar ajuda especializada de um urologista para investigar a fundo o problema e, provavelmente, fazer uso de antibióticos, também é importante escolher os itens de higiene certos para amenizar os riscos.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre a infecção urinária e mostraremos porque a higiene íntima é tão importante. Acompanhe!

Quais os principais sintomas da infecção urinária?

Quando a infecção urinária começa a se desenvolver, o corpo emite alguns sinais para você ficar atento, tais como:

  • dor ou queimação ao urinar;

  • sensação de peso na região da bexiga;

  • vontade frequente de urinar;

  • urinar em pouca quantidade muitas vezes durante o dia;

  • urina com coloração escura e/ou com cheiro forte;

  • febre baixa constante.

Por que a higiene íntima é importante?

Quando falamos em higiene íntima, nos referimos à manutenção da saúde e limpeza das áreas íntimas da mulher: a região perianal e vagina. Sabe por que essa higienização é tão importante? Porque além de evitar odores desagradáveis, que são extremamente incomodativos, ela evita o desenvolvimento da infecção urinária, proporcionando às mulheres uma melhor qualidade de vida.

Sem contar que a higiene íntima está relacionada à saúde da mulher como um todo. Ao manter essa região saudável, é possível melhorar a autoestima e elevar a imunidade, reduzindo os riscos de infecções e viroses.

A flora vaginal contém bactérias e lactobacilos que ajudam a formar uma barreira para que os microrganismos não prejudiquem o pH ideal. Nesse sentido, fazer uso de itens de higiene adequados é essencial para garantir uma boa manutenção da saúde íntima.

Como prevenir a infecção urinária?

Cuidar da sua saúde íntima é essencial para reduzir os riscos de infecção urinária, porém, existem outros cuidados que contribuem para a prevenção desse problema. Conheça os principais deles.

Hidrate-se

Beber muita água é uma das principais formas de prevenir a infecção urinária. O ideal é consumir pelo menos 2 litros por dia. A água mantém a urina mais diluída, fazendo com que você urine com mais frequência e, com isso, elimine as bactérias presentes na bexiga e uretra.

Não segure a urina

Por falar em urinar, é importante não segurar o xixi e ir ao banheiro sempre que sentir vontade. Dessa forma, você reduz os riscos de proliferação de bactérias devido à urina parada na bexiga. O ideal é evitar ao máximo intervalos maiores de 4 horas sem urinar.

Urine após as relações sexuais

Antes de iniciarmos, é importante destacar que a infecção urinária não faz parte das doenças apontadas como sexualmente transmissíveis. No entanto, o ato sexual em si pode irritar a região genital e, assim, espalhar as bactérias presentes no períneo.

Nesse sentido, ao urinar após as relações sexuais ajuda a “lavar” a uretra, fazendo com que as bactérias — que podem migrar durante o ato sexual — sejam expelidas.

Evite o uso indiscriminado de antibióticos

Existem casos de pessoas que sofrem com quadros frequentes de infecção de garganta e ouvido, por exemplo, e acabam frequentemente usando antibióticos — muitas vezes, até sem necessidade.

O problema é que o uso indiscriminado desse tipo de medicamento pode causar alterações na composição normal da flora vaginal. Isso faz com que a ocorrência de infecções ginecológicas e até mesmo infecções urinárias aumentem. Sendo assim, o ideal é sempre evitar a automedicação e sempre procurar ajuda médica quando perceber sinais de qualquer tipo de infecção.

Devido à infecção urinária ser mais comum em mulheres, é importante sempre prestar atenção nos sinais que o corpo dá para procurar ajuda o mais rápido possível e, assim, evitar que o problema se agrave. Sobre a prevenção, capriche nos itens de higiene e siga todas as nossas dicas para se manter saudável e livre de desconforto na região íntima.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook