Deputado Lucio Mosquini se encontra com milhares de brasileiros na Bolívia em defesa do Revalida

Lucio Mosquini participou de dois grandes eventos, onde encontrou-se com centenas de Rondonienses

Assessoria
Publicada em 22 de outubro de 2019 às 18:09
Deputado Lucio Mosquini se encontra com milhares de brasileiros na Bolívia em defesa do Revalida

O Deputado Federal Lucio Mosquini esteve na cidade de Santa Cruz de la Sierra dois dias, participando de dois grandes eventos, onde encontrou-se com centenas de Rondonienses e demais estudantes de todos os lugares do Brasil para discutir sobre processo de revalidação de diplomas estrangeiros do curso de medicina no Brasil.

O primeiro evento aconteceu na segunda-feira, 21 de outubro, na Universidad Cristiana de Bolivia – UCEBOL. Além do Deputado Lucio Mosquini, participou o Reitor Dr. Soo Hyun, o Vice-Reitor Winston Montero, o Senador Eduardo Gomes (TO), os Deputados Federais Eduardo Costa (PA) e Jaqueline Cassol (RO).

O segundo evento aconteceu na Universidad de Aquino Bolívia – UDABOL, e contou com a presença do Presidente da UDABOL Dr. Martin Dockweiler, e a Vice-Reitora Claudia Camacho. 

Os Reitores estiveram reunidos com o Deputado Lucio Mosquini, e durante o encontro expuseram a necessidade do Revalida para os estudantes brasileiros.

Ao falar para a enorme plateia, Mosquini explicou que havia feito uma emenda, solicitando que fosse incorporado no texto original o processo de revalidação duas vezes ao ano.

O relator da MP 890 é o Senador Confúcio Moura (MDB-RO), amigo pessoal de Mosquini, e acabou acatando a emenda do Deputado, juntando ao texto original o pedido, passando assim a MP 890 oferecer a oportunidade de realização da prova do revalida duas vezes ao ano. 

Essa vitória gerou uma expectativa de trabalho nos mais de 15 mil brasileiros que estudam medicina em Santa Cruz de La Sierra. O Deputado visitou e conheceu a estrutura das Universidades e elogiou o altíssimo nível do curso que é oferecido aos universitários.

“Os estudantes se encontravam desorientados e sem rumo, pois o último revalida havia sido em 2017, e eles estavam estudando sem expectativa de trabalho, e agora a esperança renasceu”. A previsão é que a MP 890 deverá ser aprovada nos próximos dias no plenário da Câmara dos Deputados.

Após discursar e falar de sua luta no Congresso Nacional em prol dos brasileiros que estão estudando no exterior, o deputado Lucio Mosquini recebeu do Presidente da UDABOL uma medalha de Visitante Ilustre, que é a mais alta condecoração da instituição.

O Congressista ouviu diversos depoimentos de estudantes que levaram o público as lágrimas.

Estudar em outro país também tem suas barreiras. Inserido em um ambiente estranho, com um idioma a ser domado, o estudante encara ainda as diversidades e dificuldades culturais.

“Eu conheci um rapaz que vende lanche na universidade para sobreviver, muitos trabalham como faxineiros, outros tantos lavam roupas para sobreviverem. Essas são algumas das várias histórias incríveis de vida”, disse Lucio Mosquini.

“A viagem foi muito importante para conhecer o sacrifício dos estudantes que abandonam seu lar, seu país e vão atrás do sonho de serem médicos, estudando na Bolívia, e retornar ao seu país de origem para trabalhar”.
“Eles fazem de tudo para manter o curso, é um prazer muito grande trabalhar em prol de ajudar esses alunos, a esperança que eles têm, somos nós!” concluiu o Mosquini.

Por fim, o Deputado convocou todos os estudantes e familiares a se mobilizarem nas redes sociais a fim de cobrarem uma posição dos demais parlamentares visando a aprovação da MP 890, para que a aplicação do revalida duas vezes por ano se torne realidade.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook