PEC da Polícia Penal tramita em regime de urgência para votação em segundo turno

A criação da polícia penal é anseio da classe penitenciária desde 2004

Assessoria
Publicada em 23 de outubro de 2019 às 15:33
PEC da Polícia Penal tramita em regime de urgência para votação em segundo turno

O relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/17, que cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal, será apreciado nesta quinta-feira (24) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal. Foi consenso entre os parlamentares membros que a matéria entrasse em regime de urgência.

A celeridade na CCJ é importante para que a PEC 372/2017 esteja à disposição do Plenário, em tempo hábil, para votação em segundo turno. A aprovação em primeiro turno aconteceu no dia 9 deste mês de outubro, com 402 votos favoráveis e apenas 8 contra. A criação da polícia penal é anseio da classe penitenciária desde 2004.

Para a representante dos agentes penitenciários de Rondônia, Daihane Gomes, a prevista transformação da carreira é o caminho mais seguro para profissionalizar o sistema prisional brasileiro. “Após anos de intensos debates, há consenso no Congresso Nacional que transformar o agente prisional em policial penal é necessário para elevar o sistema prisional de patamar”, frisou.

A sindicalista ainda destacou que a criação da polícia penal irá possibilitar uma maior estruturação das forças penitenciárias para o combate ao crime organizado, além de liberar os policiais militares das guaritas dos presídios. “A população em geral será beneficiada com mais segurança”, completou Daihane.

Em nota interna, a diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Agentes de Segurança Socioeducativo (Singeperon) agradeceu o empenho da bancada federal de Rondônia pelo apoio e articulação junto aos seus respectivos partidos. Daihane Gomes participou de mobilização em Brasília e se reuniu com os parlamentares.

Comentários

  • 1
    image
    Gabriel 24/10/2019

    Muito bacana, eu apoio essa PEC, os Agentes Penitenciários mais do que merecem, tem um trabalho honrado que deve ser respeitado, já fazem trabalho policial, ser reconhecido como tal, já ta mais do que na hora.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook