Deputados vão pedir ajuda da bancada federal e do governo do estado para viabilizar proteção às mulheres

Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres

Texto: Cícero Moura I Secom ALE/RO Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
Publicada em 29 de março de 2023 às 14:46
Deputados vão pedir ajuda da bancada federal e do governo do estado para viabilizar proteção às mulheres

Na reunião desta terça-feira (28), a comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso definiu ação conjunta para viabilizar no estado, a Casa da Mulher Brasileira. Segundo a deputada Dra. Taíssa (PSC), presidente da comissão, é preciso atender com urgência as mulheres que estão abandonadas ou em situação de risco. A Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Governo Federal têm que assinar o mais rápido possível um termo de cooperação que permita o atendimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Tanto a deputada Taíssa como a deputada Cláudia de Jesus ( PT) enfatizaram que Rondônia tem um histórico horrível de feminicídio e violência contra a mulher. "A pauta das mulheres é o assunto do momento e os governos precisam ter um olhar sensível sobre o tema", argumenta Dra. Taíssa.

Todos os integrantes da comissão aprovaram requerimento para ser enviado ao estado no sentido de agilizar as demandas. A deputada Ieda Chaves (União Brasil ) disse que vai trabalhar junto à prefeitura para que seja disponibilizado um terreno na capital.

Casa da Mulher

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

A Casa, que é um dos eixos do programa "Mulher, Viver sem Violência", facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. É um passo definitivo do estado para o reconhecimento do direito de as mulheres viverem sem violência.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook