E se Lula tivesse perdido?

Deu certo. Só resta agora ao PT chorar e fazer oposição responsável ao novo governo. Depois, acordei!

Professor Nazareno
Publicada em 10 de novembro de 2022 às 11:19
E se Lula tivesse perdido?

Terminadas as eleições gerais de 2022, o Brasil sai do pleito do mesmo jeito que entrou: com a maioria de sua população sem uma posição político-ideológica definida. Isso apesar de a extrema-direita ter reeleito o presidente do país bem como a maioria dos governadores estaduais e de ter conseguido praticamente a supremacia em todas as casas legislativas. Das assembleias legislativas nos Estados passando obviamente pelo Congresso Nacional, Jair Bolsonaro e sua turma “passaram o rodo” e conseguiram eleger quase todos os seus candidatos. A derrota da esquerda no Brasil é histórica e apenas reflete aquilo que acontece em quase todas as eleições: quem está comandando a máquina e tem a chave do cofre, geralmente não tem muitas dificuldades de atrair o voto dos muitos eleitores pobres e miseráveis do país. E foi assim com o próprio PT em eleições passadas.

Além do mais, as esquerdas no Brasil nunca foram unidas. Veja-se, por exemplo, o caso do candidato Ciro Gomes. A própria mídia, bastante afinada com o pensamento da direita e da extrema-direita, execrou Lula e o PT durante a operação Lava-Jato e dessa maneira contribuiu para a ascensão de Jair Bolsonaro e de sua turma ao Planalto. Embora a maioria de nossa população não seja da extrema-direita, vai ser muito difícil a partir de agora tirar os reacionários direitistas do poder. A não ser que se dê um golpe como aquele dado em 2016. A esquerda quando governou o país entre 2003 e 2016 pouco ou nada fez para mudar o establishment. Lula não acabou com a desigualdade social monstruosa que temos. Não investiu em um novo e moderno sistema de educação. Não tirou ninguém da miséria. Fez só umas “coisinhas” aqui e ali e não preparou o Brasil para os novos desafios.

Ainda assim, os esquerdistas se envolveram em vários escândalos de corrupção e de muitas roubalheiras. O assalto à Petrobrás, o Mensalão e tantos outros vergonhosos acontecimentos durante os governos petistas marcaram para sempre a sofrida sociedade nacional. Zé Dirceu, Antônio Palocci, Geddel Vieira Lima, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, Pedro Barusco e tantos outros cidadãos que dilapidaram o Estado jamais serão esquecidos pelos políticos da direita. “Lula apenas mostrou o consumo a alguns pobres”, teria dito o ex-presidente do Uruguai José Mujica. De fato, a miséria não foi debelada totalmente. Apenas amenizada e em alguns poucos casos apenas. Os banqueiros ganharam dinheiro como nunca durante os governos de esquerda no Brasil. E esse papo de “dar dinheiro para quem não trabalha” nunca foi um bom negócio. Foi um tiro no pé.

Sabe-se que Jair Bolsonaro também “não é flor que se cheire”, mas o desumano aprendiz de miliciano e genocida como presidente jamais investiu dinheiro dos brasileiros em “países amigos” e convenhamos que os casos de corrupção em seus quatro anos de governo não se comparam nem de longe a outros governos passados incluindo aí os poucos anos dos governos de esquerda. Bolsonaro foi muito cruel com os brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Deixou faltar oxigênio em Manaus, impediu a chegada da vacina, manchou a imagem do Brasil no exterior, participou de “rachadinhas”, não respeitou o meio ambiente e em alguns casos foi mal-educado, homofóbico, grosso, negacionista, racista e misógino. Mas soube como baixar de última hora o preço da gasolina e abriu as torneiras do Estado para ajudar os pobres e miseráveis. Deu certo. Só resta agora ao PT chorar e fazer oposição responsável ao novo governo. Depois, acordei!

*Foi Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Altemir Roque 11/11/2022

    Um país que estima corruptos, e o PT está cheio deles, sobretudo a elite do partido, um povo que escolhe um condenado com provas fartas, não tem futuro. Não passa do que somos.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook