Furto de energia é crime e pode resultar em corte imediato, sem restrição de dia e horário
“De acordo com a lei, o furto de energia é crime, sujeito a processo criminal e às penalidades previstas no Código Penal
A Energisa reforça que o furto de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, é crime previsto no artigo 155, do Código Penal. Isso significa que, ao realizar uma ligação clandestina como puxar cabo direto do poste, adulterar o medidor ou manipular a rede elétrica, o autor está cometendo furto de energia, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.
De acordo com a regulação do setor elétrico, a concessionária está autorizada a realizar inspeções técnicas sempre que necessário para garantir a segurança, a qualidade e a regularidade do fornecimento de energia. Quando identificada uma irregularidade, o corte do fornecimento pode ser feito de forma imediata, a qualquer dia e horário, diferentemente do procedimento aplicado a casos de inadimplência, que só pode ocorrer em horário comercial (das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira).
“De acordo com a lei, o furto de energia é crime, sujeito a processo criminal e às penalidades previstas no Código Penal. Quando identificada a irregularidade, o corte pode ser realizado a qualquer momento, sem restrição de dia ou horário, justamente por se tratar de prática ilícita”, afirma Rodrigo Valadão, Gerente Jurídico da Energisa Rondônia.
O setor de perdas da Energisa Rondônia também reforça o compromisso no combate a essa prática. “Trabalhamos diariamente para identificar e coibir ligações clandestinas, utilizando tecnologia e equipes especializadas em campo. Além de prejuízos financeiros, o furto de energia coloca vidas em risco, podendo provocar acidentes graves, como choques e incêndios. Nosso objetivo é garantir um fornecimento seguro e justo para todos os clientes”.
A Energisa destaca que casos suspeitos sejam denunciados pelos canais oficiais:
190 (Polícia Militar)
0800 647 0120 (Central de atendimento 24 horas, ligação gratuita)
(69) 99358-9673 (WhatsApp Gisa)
Aplicativo Energisa On
Assembleia de RO anuncia banca para novo concurso público
Certame prevê a oferta de 200 vagas, além de cadastro reserva
Juiz aborda uso de arma de fogo em workshop da PM de RO
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, este foi mais um tema de fundamental importância para os policiais militares comandantes de frações que se encontram mais distantes das sedes de seus Batalhões
Prazo do ITR vai até 30 de setembro
Proprietários rurais podem realizar declaração pelo site da Receita Federal




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook