Governador Marcos Rocha reduz impostos e consumidores vão ter energia elétrica mais barata em Rondônia

O Decreto 27.452 foi assinado e publicado nesta quinta, 22, pelo governador Marcos Rocha

Assessoria
Publicada em 22 de setembro de 2022 às 17:49
Governador Marcos Rocha reduz impostos e consumidores vão ter energia elétrica mais barata em Rondônia

Depois da Lei complementar Federal 194, de 23 de junho de 2022, que estabeleceu energia elétrica como serviço essencial, a alíquota do imposto caiu para 17,5%, faltava apenas a isenção da cobrança do imposto sobre os serviços de transmissão, distribuição e encargos setoriais vinculados às operações de energia elétrica. 

O Decreto 27.452 foi assinado e publicado nesta quinta, 22, pelo governador Marcos Rocha.  Com essa mudança, a base de cálculo de incidência do ICMS será reduzida em 40%, diminuindo assim, o valor da conta de energia a ser paga pelo consumidor. Um alívio tanto no caixa das empresas quanto ao bolso da população. 

A redução alcança as faturas desde 23 de junho. O que significa; parte do que foi pago de impostos sobre esses serviços a partir dessa data será retornado ao consumidor, que já sentirá essa diferença assim que a operadora de energia elétrica conseguir programar seu sistema, fazendoa devida alteração.

Rondônia foi um dos poucos Estados que aderiram a essa redução na tributação, e o primeiro a fazer nesse modelo de devolução retroativa de créditos. O que só foi possível devido à situação de equilíbrio fiscal do Estado e por isso possui capacidade de absorver esse impacto.

Comentários

  • 1
    image
    christian 23/09/2022

    O certo seria: GOVERNO DE RONDONIA e não governador Marcos Rocha.... virou site de campanha política?

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook