Governo de Rondônia lança oficialmente a 39ª edição do Arraial Flor do Maracujá 2023

A primeira dama e secretária de Estado da Assistência Social, Luana Rocha que representou o governador Marcos Rocha no evento aproveitou a ocasião para reforçar o convite à população

Texto: Paulo Amorim Fotos: Daiane Mendonça Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 03 de junho de 2023 às 10:24
Governo de Rondônia lança oficialmente a 39ª edição do Arraial Flor do Maracujá 2023

Flor do Maracujá acontecerá entre os dias 23 de junho e 2 de julho no Parque dos Tanques em Porto Velho

O Governo de Rondônia promoveu nesta terça-feira, o lançamento oficial da 39ª edição do Arraial Flor do Maracujá. O evento, realizado no Palácio das Artes, em Porto Velho, foi marcado pela participação e apresentação dos grupos folclóricos, entre eles as performances culturais de três grupos, Duelo Tribal com Watikum Mayakan, Boi-Bumbá representado pelo AZ de Ouro e Quadrilha com Rádio Farol. Esses grupos representam os 32 que se apresentarão durante a Flor do Maracujá, que acontecerá entre os dias 23 de junho e 2 de julho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel,

Repasse financeiro inédito realizado aos 32 grupos

A primeira dama e secretária de Estado da Assistência Social, Luana Rocha que representou o governador Marcos Rocha no evento aproveitou a ocasião para reforçar o convite à população. “Estou muito feliz por este momento especial que é o lançamento desta festa tão importante para Rondônia. O Arraial Flor do Maracujá é o reencontro com as nossas raízes culturais. Convido cada um de vocês a se juntarem a nós nessa festa grandiosa. Tragam suas famílias, amigos e vizinhos para compartilharmos momentos inesquecíveis. Está chegando a hora”, afirmou. Entre as autoridades presentes também estiveram secretários de Estado e o vice-governador Sérgio Gonçalves.

Como presidente da Quadrilha Rádio Farol há 21 anos, Rei Silva ressaltou a importância do incentivo promovido pelo Governo do Estado para os grupos folclóricos que se apresentarão no Arraial Flor do Maracujá. “Recebemos com satisfação o apoio que tem sido fundamental. Já estamos trabalhando intensamente na confecção das roupas dos adultos e da nossa quadrilha mirim. Estamos a todo vapor”, afirmou.

O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Júnior Lopes, destacou a celebração do retorno do Arraial Flor do Maracujá e o repasse financeiro inédito realizado para os 32 grupos. “Este ano estamos repassando o valor de 600 mil reais dividido a todos os grupos, para que eles cofeccionem de figurinos dos brincantes, além dos valores das premiações que também estão incluídas nessa montante”, acrescentou.

PATRIMÔNIO CULTURAL

Reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia pela Lei nº 4.635, sancionada pelo governador Marcos Rocha em 31 de outubro de 2019, o Arraial Flor do Maracujá é uma celebração que remonta a tradições ancestrais e se tornou um símbolo da identidade cultural da região. Desde sua inclusão no calendário cultural de Rondônia.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook