Idosos recebem certificação do curso de manipulação de Smartphones

A parceria foi firmada entre a Semasf, Ministério Público e IFRO

Decom Ji-Paraná/Foto: André Negrete
Publicada em 10 de novembro de 2022 às 16:12
Idosos recebem certificação do curso de manipulação de Smartphones

Após mais de três meses de capacitação (em junho, julho e agosto), 35 frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI) receberam certificados pela conclusão do curso de manipulação de Smartphones, nesta quinta-feira (10).

A parceria foi firmada com a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Ministério Público de Rondônia – Curadoria do Idoso (MPRO) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

O curso foi idealizado para atender a demanda de atividades solicitadas na IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Ji-Paraná (CMPI), em maio de 2019. Com o tema “Como envelhecer bem no século XXI”, o evento abordou questões de inclusão digital e a dificuldade que muitos idosos têm de adaptação.

A secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, afirmou que o momento é de muita alegria pela conclusão de mais uma atividade prática realizada para os frequentadores do CCI. Ela assegurou que muitas políticas públicas são voltadas para atender às necessidades de inclusão e capacitação.

A promotora pública do MP-RO, Josiane Alessandra Mariano Rossi, comentou que, na última conferência dos idosos, antes da pandemia da Covid-19, foi solicitado um curso de mídias sociais pelas dificuldades que eles encontram em acessar diversas informações por aplicativos. Ela ressaltou que devido à paralisação de atividades pela pandemia foi possível, somente neste ano de 2022, realizar o treinamento com os participantes do CCI.

Segundo a coordenadora de Estágio do Ifro, Edeli Diogo de Oliveira, a iniciativa do curso piloto foi para atender ao público acima de 60 anos. “Foram cerca de 20 horas semanais de treinamento com os idosos. Um grupo que participou 100%, sem evasão, e que vamos agora coletar as informações para avaliar a experiência deles e a satisfação”. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook