Justiça mantém estudante parda em curso de mestrado
De acordo com o magistrado, não é suficiente a afirmação de que a candidata não possui o fenótipo negro
Por unanimidade, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) anulou o ato administrativo da comissão de heteroidentificação formada por uma universidade federal, que negou a homologação e eliminou uma aluna autodeclarada parda do programa de pós-graduação em Engenharia Civil, no curso de mestrado em Gestão Ambiental. A decisão, que reformou a sentença da 2ª Vara Federal de Sergipe, reconheceu a regularidade de sua permanência no programa e determinou a expedição e o registro do diploma de mestrado, em razão da conclusão do curso e da aprovação da dissertação.
A candidata, que juntou ao processo laudo médico e antropológico indicando pele parda, havia sido selecionada para a cota de bolsas destinadas a negros, indígenas e deficientes do programa de pós-graduação, mas a comissão de heteroidentificação, durante avaliação presencial, considerou que ela não possuía as características fenotípicas da população negra.
Análise do caso
Ao analisar o caso, o relator do processo, desembargador federal Manoel Erhardt, destacou que, embora não caiba ao Poder Judiciário substituir a comissão examinadora, a 4ª Turma, em recentes precedentes, passou a ponderar os elementos de prova trazidos aos autos, em especial as fotografias do(a) interessado(a), pois a rejeição da autodeclaração somente pode ocorrer se for manifestamente incompatível com a realidade.
De acordo com o magistrado, não é suficiente a afirmação de que a candidata não possui o fenótipo negro. Segundo ele, é dever legal da comissão indicar, de modo individualizado, os elementos concretos que indicam que a pessoa é considerada parda, diferenciando-a da preta. Além disso, é necessária a exposição detalhada dos motivos que conduziram ao resultado, considerando que a autodeclaração está revestida de presunção relativa de veracidade e que eventual dúvida favorece a candidata.
“Tal conjunto probatório, embora não conduza, de forma absoluta, à confirmação da autodeclaração, evidencia a existência de elementos fenotípicos relevantes que induzem a ausência de certeza categórica quanto à incompatibilidade fenotípica da autora. Tal circunstância reforça a exigência de motivação qualificada do ato administrativo, sobretudo em situações que se inserem em zona de indeterminação classificatória”, assegurou o relator.
Homem é condenado por injúria racial contra servidora do INSS
De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), em agosto de 2019 o réu discutiu com a servidora em razão da demora no atendimento em uma agência do INSS situada no bairro de Santo Amaro, capital paulista
TCE mantém suspensão de repasses para obras em escolas de Rondônia
A fiscalização foi iniciada pela Secretaria-Geral de Controle Externo do TCE-RO, que identificou possíveis irregularidades na forma como a Seduc pretendia operacionalizar o programa




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook