Momento favorável: Republicanos quer fazer quatro estaduais...ou mais

Mudanças recentes, operadas de cima para baixo na legenda, atraem pré-candidatos que acreditam na oportunidade  de obter um mandato pela agremiação

Por RUBENS COUTINHO
Publicada em 26 de janeiro de 2022 às 20:58
Momento favorável: Republicanos quer fazer quatro estaduais...ou mais

Para ocupar uma cobiçada cadeira neste prédio, o candidato depende de votos, mas, para obtê-los, necessita, antes, de uma boa legenda partidária

Se existe uma legenda com boas perspectivas para as eleições proporcionais deste ano em Rondônia é o PRB, ou simplesmente Republicanos.

O partido da Igreja Universal do Reino de Deus quer superar 2018 e fazer quatro ou mais deputados estaduais, ampliando o número de  cadeiras conquistadas nas eleições daquele ano à Assembleia Legislativa.  

Em Rondônia, cada partido poderá lançar até 25 candidatos ao Legislativo Estadual e nove à Câmara dos Deputados. As coligações proporcionais estão vedadas pela legislação eleitoral, o que equivale a dizer: é cada um por si e Deus contra todos.

Mas voltemos à maré favorável ao Republicanos rondoniense.

 Mudanças recentes, operadas de cima para baixo na legenda, atraem pré-candidatos que acreditam na oportunidade  de obter um mandato pela agremiação.

O deputado estadual Cabo Jhony Paixão caiu em desgraça e deve buscar outro partido,  se quiser tentar um segundo mandato. O parlamentar foi abatido pela Operação “O Chamado”, deflagrada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil.

O cabo deputado é investigado por suposto envolvimento em organização criminosa que, segundo a polícia, operava usando emendas do parlamentar em contratações fraudulentas em obras de  reformas  escolares. E também a prática de rachadinha e contratação de funcionários fantasmas no gabinete na Assembleia Legislativa.

Já o deputado estadual Alex Silva, que tinha como base de sustentação a Universal do Reino de Deus, foi abandonado pela igreja, que pretende lançar outro candidato, o também pastor Ivanildo dos Santos Gonçalves.

Pelo menos o Cabo Paixão deve se retirar do partido na janela partidária que se abrirá entre 3 de março e 1º de abril, sem perda do mandato.

O Republicanos, que é presidido em Rondônia pelo deputado estadual Alex Redano, está com pelo menos 30 nomes de vereadores, empresários, ex-deputados, lideranças de diversos setores e prefeitos do interior que desejam ingressar na legenda na expectativa de conquistar uma cadeira na ALE ou na Câmara.

O partido pretende pelo menos repetir o feito de 2018, quando elegeu três deputados estaduais, mas, neste ano, favorecido pela conjuntura eleitoral, poderá superar este número.

O Republicanos estadual deve receber mais de R$ 5 milhões do Fundo Eleitoral para financiar as eleições de 2022, e, assim, alavancar as candidaturas tanto para deputado estadual quanto a deputado federal.

Com tanto dinheiro em caixa, uma experiência bem-sucedida em 2018  e as bençãos de Edir Macedo, a corrida por uma vaga no Republicanos está apenas começando. Mas, como diz  Jesus em Mateus  22:14,  muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos.

Rubens Coutinho*

Rubens Coutinho*

*é jornalista e editor chefe do Jornal Tudo Rondônia.

Comentários

  • 1
    image
    Carlos Sousa 27/01/2022

    Isso parece mais uma organização criminosa que um partido político. Vem aí "o chamado 2". Bons tempos eram aqueles que os presidentes da ALE iam presos. Meu pai sempre diz "meu filho, quando os três poderes caminham de mãos dadas no estado é porque a bandidagem corre solta". Acho que meu pai tem muita razão nisso!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook