O Dia D de Ivo Cassol e das eleições em Rondônia

Quadro eleitoral em Rondônia começa a clarear no início de fevereiro, com julgamento que pode colocar Ivo Cassol no jogo

Por RUBENS COUTINHO
Publicada em 28 de janeiro de 2022 às 20:45
O Dia D de Ivo Cassol e das eleições em Rondônia

Ivo Cassol (PP) quer voltar ao jogo, mas depende de julgamento do STF no próximo dia 3 de fevereiro

Convencionou-se que no Brasil tudo só começa a andar depois do carnaval, que, neste terceiro ano de pandemia, envereda pelo mês de março.

No entanto, pode-se afirmar, sem o perigo das paixões políticas e do autoengano, que o quadro eleitoral para o Governo de Rondônia ganhará claridade bem antes, mais precisamente a partir do próximo dia 3 de fevereiro.

Nesta data, o Supremo Tribunal Federal decidirá o destino do ex-senador e ex-governador Ivo Cassol (PP) e de outros políticos que, assim como ele, tornaram-se inelegíveis com base na Lei da Ficha Limpa.

Segundo informou nesta sexta-feira (28) o portal da Corte, “na sessão de 3/2, o Plenário tem pela frente o julgamento da ação (ADI 6630) contra dispositivo da Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) que fixa o prazo de oito anos de inelegibilidade, após o cumprimento da pena, para quem for condenado em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado”.

Em dezembro do ano passado, o ministro Cássio Nunes Marques suspendeu trecho da lei sobre a contagem do prazo de oito anos após o cumprimento da pena.

Para o ministro, o período de inelegibilidade começa desde a condenação de segunda instância, se estendendo pelo tempo de cumprimento da pena.

O ex-senador foi temporariamente apeado da vida pública porque, em agosto de 2013, acabou condenado pelo STF a quatro anos e oito meses em regime semiaberto, acusado de fraudar licitações quando era prefeito de Rolim de Moura.

Depois de sete anos julgando recurso atrás de recurso, o Plenário do Supremo decidiu que a ação penal do senador estava encerrada e ele teve de iniciar o cumprimento de sua pena, reduzida para quatro anos e no regime semiaberto, pena posteriormente convertida em prestação de serviço comunitário.

Após o cumprimento da pena, seguiu-se o período de inelegibilidade,  que avançaria pelas eleições deste ano.

Porém, se o STF seguir o entendimento de Nunes Marques, Cassol estará plenamente elegível.

 E uma coisa é uma eleição entre o governador Marcos Rocha (PSL), o senador Marcos Rogério (Democratas), o prefeito de Porto Velho,  Hildon Chaves   (PSDB),  e demais possíveis  postulantes à chefia do Executivo estadual. Outra bem diferente é  uma disputa envolvendo Ivo Cassol.

LEIA TAMBÉM: Momento favorável: Republicanos quer fazer quatro estaduais...ou mais

Rubens Coutinho*

Rubens Coutinho*

*é jornalista e editor chefe do Jornal Tudo Rondônia.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Mariana Rocha Canuto 03/02/2022

    Eu estou muitíssimo ansiosa para chegar esse momento de o Cassol ser eleito nosso Governador, com certeza teremos um futuro mais promissor, com a volta do desenvolvimento e a retomada do crescimento do estado, que já mais de 12 anos está no ostracismo de políticos descompromissados com o bem estar da população do Estado, vem firme IVO CASSOL, nós estamos juntos e misturados, pra cima Rondônia, para dias felizes!

  • 2
    image
    Marcos Britto 03/02/2022

    Cassol,nunca mais,Confucio,nunca mais,Raupp,jamais, Governador,Marcos Rocha, junto com o Secretário de Saúde, Fernando Máximo, reconheceram o importante trabalho realizado pelos servidores da Saúde, parabéns, vitória certa, e com a construção do HEURO, fará jus, ao seu mandato, nosso voto será seu Governador👏👏👏💯

  • 3
    image
    Paulo 31/01/2022

    Pior governo que teve, autoritário, ditador. Governou sob o julgo do medo e das ameaças, até jornalista que fez críticas teve a casa crivada de balas. Salário dos professores estaduais antes do Cassol: 3º maior do Brasil em 2002; depois que ele saiu caiu para 23º. Esperamos que esse condenado pela justiça fique no seu devido ostracismo.

  • 4
    image
    Nilton Marcos Matos 31/01/2022

    Realmente, concordo com o Flávio , depois de Cassol Governador Rondônia ficou largada na incopetencia, maracutaias, e muita gente enchendo os bolsos de dinheiro. a falta de gestão e compromisso com o estado e sua gente ficou em último plano. Mas precisamos ter esperanças e esse esperando nascer com o Ivo Cassol ser eleito Governador. Força, fé e foco, Rondônia feliz outra vez. Cassol governador!!

  • 5
    image
    Flávio Siqueira 30/01/2022

    Que notícia maravilhosa, Ivo Cássio é o melhor Governador que Rondônia já teve, depois de Cassol o estado vem aos trancos e barrancos. O povo de RONDÔNIA, voltará ter mais esperanças de dias melhores, estamos juntos Ivo Cassol, você é o Governador que RONDÔNIA precisa, pra cima e VITÓRIA no primeiro turno!!!!

  • 6
    image
    Carlson Lima 29/01/2022

    Misericórdia, Confucio, Cassol, Marcos Rocha e Marcos Rogério não. Chega desses no estado!

  • 7
    image
    Elyas 29/01/2022

    Cassol estrangula esse tal de Marcos Rocha, não vai ver nem o tombo, vai cair desmaiado.

  • 8
    image
    Carlos 29/01/2022

    Deus nos livre deste ditador da pior laia.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook