Operação Lei Seca reforça ações em Porto Velho e Ji-Paraná e condutores de veículos são flagrados sob efeito de álcool

Operação Lei Seca ocorreu de forma simultânea em Porto Velho e Ji-Paraná, sendo flagrados 32 condutores de veículos sob influência alcoólica

Eleni Caetano Fotos: Eleni Caetano Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 29 de novembro de 2021 às 14:57
Operação Lei Seca reforça ações em Porto Velho e Ji-Paraná e condutores de veículos são flagrados sob efeito de álcool

Excesso de velocidade associada ao álcool são as principais causas de sinistro de trânsito em Rondônia

Agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia em parceria com a Policia Militar realizaram a Operação Lei Seca na sexta-feira (26) e no sábado (27) nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná de forma simultânea onde foram flagrados 32 condutores de veículos sob influência alcoólica.

Em Porto Velho dos 16 condutores flagrados, seis foram autuados por crime, pois o teste do etilômetro comprovou resultado acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar no organismo dos condutores e dez vão responder processo administrativo por estarem com teor alcoólico abaixo de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.

Em Ji-Paraná foram flagrados seis condutores com o teste de etilômetro acima de 0,33 miligramas e dez com o teor alcóolico abaixo de 0,33 miligramas. A equipe que trabalhou na regional de Ji-Paraná também realizou a ação “Duas Rodas, Uma só Vida” nos municípios de Teixeirópolis e Alvorada do Oeste, com foco exclusivo nos motociclistas que são as principais vítimas de acidentes no trânsito em Rondônia.

Fiscalização é intensificada pelo Detran para garantir maior segurança

O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Operação Lei Seca no Estado, Welton Roney Nunes Ribeiro, ressalta que depois que a Lei Seca foi criada no Brasil, o número de sinistros de trânsito diminuiu consideravelmente.

Dados estatísticos do Anuário do Detran Rondônia comprovam que essa redução, mas a quantidade de mortes causadas por acidentes de trânsito aumentou.   

O coordenador de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), do Detran Rondônia, Iremar Torres Lima, afirma que o excesso de velocidade e embriaguez ao volante são os principais fatores que contribuem para os acidentes de trânsito graves e consequentemente para o aumento dos índices de mortes no trânsito no Estado.

Welton Ribeiro explica que o problema é que as pessoas sob efeito alcoólico acham que estão com os reflexos e reações normais; essa falsa sensação de bem estar e leveza é causada pelo álcool que leva ao excesso de confiança e a pessoa perde a noção do perigo e o resultado é sempre desastroso, ocasionando graves acidentes com mortes ou deixando pessoas sequeladas por um longo período ou para a vida toda.

“O Detran Rondônia tem feito um trabalho forte de educação, mas infelizmente têm aqueles condutores que insistem em não respeitar a legislação de trânsito. Ingerir bebida alcoólica e dirigir é uma delas, quem bebe e dirige comete crime”, disse Welton Ribeiro.

OPERAÇÃO LEI SECA

A Lei Seca foi criada no Brasil em 1988 e está inserida em um grupo de 32 países que tem tolerância zero para quem ingere álcool e dirige, a prioridade é salvar vidas no trânsito.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook