Outubro Rosa: Pacientes com câncer de mama podem ser beneficiadas se Congresso derrubar veto presidencial ao PL da “quimio oral”

Abaixo-assinado criado pelo Instituto Vencer o Câncer, na plataforma Change.org, reúne 180 mil assinaturas para sensibilizar deputados e senadores a derrubarem o veto

Assessoria
Publicada em 08 de outubro de 2021 às 12:23
Outubro Rosa: Pacientes com câncer de mama podem ser beneficiadas se Congresso derrubar veto presidencial ao PL da “quimio oral”

Campanha do IVOC está ativa na plataforma Change.org (Foto: Reprodução)

Pacientes, médicos, institutos e associações ligados à luta contra o câncer estão mobilizados em uma campanha pela aprovação de uma lei que obriga os planos de saúde a cobrir despesas com medicamentos orais contra o câncer, a chamada “quimio oral”. Em uma petição aberta na Change.org, o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) já engaja mais de 180 mil assinaturas com o objetivo de vencer o veto imposto pelo presidente Jair Bolsonaro à medida.  

Neste mês dedicado à campanha “Outubro Rosa”, de conscientização e combate ao câncer de mama, a mobilização lembra que pacientes acometidas pela doença podem ser beneficiadas pelo tratamento da quimio oral se o Congresso derrubar o veto e aprovar a lei. 

A terapia oral responde por cerca de 70% dos tratamentos oncológicos e é utilizada na luta contra os 20 tipos de tumores mais comuns. Em alguns casos, os medicamentos orais são a única terapia possível e que pode garantir sobrevida e melhor qualidade de vida ao paciente. O tratamento é mais eficaz que a quimioterapia intravenosa e pode ser feito em casa.

O Projeto de Lei 6330/2019 foi aprovado por unanimidade no Senado Federal e recebeu 398 votos a favor na Câmara dos Deputados. Vetado integralmente pelo presidente Bolsonaro no dia 26 de julho, já teve a votação para derrubada do veto adiada por duas vezes. 

“O veto nos trouxe perplexidade, por não levar em consideração uma análise fundamental: um paciente que não tem o tratamento adequado, tem menores chances de sobreviver e maior impacto ao onerar o sistema de saúde como um todo, pois vai demandar mais internações, mais procedimentos de altíssima complexidade e inúmeras intervenções que custarão mais caro aos planos de saúde”, afirma trecho da petição criada pelo IVOC. 

Os movimentos que apoiam a campanha reforçaram as mobilizações nos últimos dias para tentar sensibilizar os parlamentares. A votação deve acontecer nas próximas semanas. 

Veja o abaixo-assinado na íntegra: http://change.org/VencerOVeto

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Paulo Guedes, nosso herói!

Paulo Guedes, nosso herói!

No final das contas, chega-se à macabra conclusão: esperto é Paulo Guedes, pois não ia deixar seu dinheiro aplicado num país em que o ministro da Economia é ele mesmo