Paulo Guedes, nosso herói!

No final das contas, chega-se à macabra conclusão: esperto é Paulo Guedes, pois não ia deixar seu dinheiro aplicado num país em que o ministro da Economia é ele mesmo

Professor Nazareno*
Publicada em 08 de outubro de 2021 às 12:03

Por que Jair Bolsonaro ainda não demitiu o Paulo Guedes? Essa pergunta precisa ser respondida urgentemente pelo “gado”, que apoia e segue o presidente da República. O cidadão que cuida da economia do Brasil transferiu seus quase 10 milhões de dólares em investimentos para fora do país. O presidente e os bolsonaristas, de um modo geral, vivem dizendo que os brasileiros precisam ser patriotas. Qual é então o grau de patriotismo do nosso ministro da Economia, que não investe sua riqueza no próprio país em que é o responsável maior pela condução das finanças? O povo brasileiro pobre hoje sobrevive de pelanca, sopa de osso e pé de galinha por causa do dólar alto, da inflação e do desemprego. Mas o ministro da Economia do Brasil, que tem dinheiro aplicado numa Offshore lucrativa no exterior e já desdenhou de todos, continua tranquilo no seu cargo.

Paulo Guedes não confia no Brasil muito menos na sua própria política econômica. Fanfarrão e espetaculoso, ele coleciona uma série de declarações polêmicas: disse, dentre outras coisas, que achava um absurdo as empregadas domésticas estarem viajando para a Disney todo ano. “Isso tem que acabar”, vaticinou. Depois chamou os funcionários públicos de parasitas e festejou quando os salários destes foram congelados por dois anos. “Já tratei de colocar uma granada no bolso do inimigo”, disse ele naquela fatídica reunião ministerial de 22 de abril de 2020. Ter uma offshore no exterior não é ilegal. Basta informar à Receita Federal e aos órgãos de fiscalização do país. E Guedes fez isso. Ele e também o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Mas é estranho, imoral e antiético, já que eles respondem pela nossa política econômica.

O governo do “Mito” Jair Bolsonaro já acabou, faz tempo. Hoje as pesquisas de intenção de voto lhe dão algo em torno de 23%. E se continuar assim, dificilmente ele irá para o segundo turno nas próximas eleições. Os escândalos pipocam todos os dias em Brasília. A inflação já beira os dez por cento. A vergonhosa fila do osso nas grandes cidades virou rotina e a fome voltou com força a muitos lares brasileiros. A Covid-19 já ceifou mais de 600 mil vidas e a CPI da Covid vai indiciar o presidente assim como vários de seus seguidores, ministros e ex-ministros. Por enquanto, não há mais esperanças para os brasileiros. E como se não bastassem as nuvens negras no Planalto, Paulo Guedes, atolado no pântano da offshore das Ilhas Virgens Britânicas, manda cortar 90% dos recursos para as bolsas e projetos de pesquisa científica. O caos é aqui.

A desvalorização do real frente ao dólar sempre foi defendida e também muito bem utilizada pelo nosso ministro da Economia. “Eu não estou preocupado com a alta do dólar”, disse ele certa vez. Entre janeiro de 2019, quando Guedes assumiu a economia do Brasil, e hoje, as suas aplicações no exterior lhe renderam mais de 16 milhões de reais. Isso dá cerca de meio milhão de reais em ganhos mensalmente. Para os governados pelo Bolsonaro e pelo Paulo Guedes só restam a fila do osso, a fome, o desemprego, a agonia e o desespero. “O dólar só chega a cinco reais se eu fizer muita besteira”, explicou o Paulo Guedes. Ele mesmo previu as besteiras que ia fazer com o nosso dinheiro. No final das contas, chega-se à macabra conclusão: esperto é Paulo Guedes, pois não ia deixar seu dinheiro aplicado num país em que o ministro da Economia é ele mesmo. Ainda assim, muitos bolsomínions cegos dizem: ele é um herói. 

*Foi Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Maria 11/10/2021

    Um esquerdista na matéria. Como que pode, quer dizer que o Paulo Guedes não pode ter investimento em Paraísos Fiscais, Investimentos estes feitos e declarados na Receita Federal e demonstrados antes de assumir o ministério. Porque o tal "professor" não mostra isso na matéria do jornal? Será que para enganar a todos?. A verdade é que as mamatas foram cortada para a grande mídia e atacar o presidente com falácias e narrativas Apresente-nos a solução "professor". A volta do Lula e do maior escândalo de corrupção sistêmica da história? Ou somente vc sabe atacar e não sabe a solução?

  • 2
    image
    aderbal amora 10/10/2021

    Sempre que posso leio a coluna do professor Nazareno, mas juro que essa foi uma das mais acertadas.

  • 3
    image
    José Ferreira 10/10/2021

    O texto traduz, com maestria, a atual situação de nosso país.  A boiada ignóbil caiu no canto da sereia entoado pela extrema direita, rica e dominadora, que, há séculos, escraviza a classe trabalhadora para enriquecer sempre mais.  Triste ignorância dos adoradores do Mito. Agora estão vendo que o mito foi apenas um miliciano radical e bandido, escolhido pelos ricos para a tomada do poder.  Pode mugir, boiada!  

  • 4
    image
    joao carlos 09/10/2021

    Pura verdade. governo que só governa para os ricos, banqueiros como Paulo Guedes e Campos Neto. O povo está comendo osso e pé de galinha. E ainda tem os Marcos Rogério da vida que defende esse presidente. Uma vergonha a situação do Brasil aqui dentro e no exterior. O país está totalmente desacreditado, sem moral nem confiança. O congresso infelizmente está comprometido como sempre esteve com os ricos, nunca em prol do povo que o elegeu. Todas as reformas que por ali tramitam são sempre retirando direitos dos trabalhadores e aumentando impostos e taxas. O povo brasileiro não tem representação política alguma, pois aqueles que se elegem quando chegam em Brasília passam a legislar em causa própria, defendendo seus próprios interesses. Em 2018 o povo pedia militares no poder, eles chegaram ao poder e olha o que deu, olha o que a CPI está mostrando ao vivo e a cores, corrupção pura dentro do ministério da saúde, principalmente na gestão do Pazuello.

  • 5
    image
    MANOEL PINTO DA SILVA 09/10/2021

    Parabéns ao autor do texto. Além de pontual, traduz a opinião da maioria do povo brasileiro

  • 6
    image
    Edgley 09/10/2021

    E a boiada passando.

  • 7
    image
    Christian 09/10/2021

    A Venezuela brasileira vai ser implantada pela direita bolsonarista. Pior é quem defende esse governo. Na época da esquerda comíamos filé e picanha, tínhamos dignidade. A extrema direita é uma fraude. E aliada a igreja piorou tudo.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook