Polícia Militar orienta pais e aluno sobre a segurança com o retorno escolar

Na última semana, equipes da Polícia Militar (PM/RO) iniciaram os trabalhos de orientação em escolas do Estado, com a finalidade de conter acidentes e proteger pais e alunos. Uma ação que vai até o fim do ano

Anayr Celina Fotos: Edcarlos Carvalho
Publicada em 11 de fevereiro de 2020 às 17:15
Polícia Militar orienta pais e aluno sobre a segurança com o retorno escolar

As ações visando a segurança no trânsito e nas ruas acontecem durante todo o ano

A segurança dos alunos das redes estadual e municipal de ensino foi reforçada pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO) desde a última semana, devido ao início do ano letivo 2020, atendendo às determinações do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, em garantir maior segurança para a comunidade escolar.  Na última semana, equipes da Polícia Militar iniciaram os trabalhos de orientação nas proximidades de escolas, com medidas adotadas para inibir crimes.

“No período das férias nós intensificamos nossas ações voltadas à segurança pública. Agora, com o retorno das aulas, entramos na segunda etapa. Em todo o Estado temos equipes da patrulha escolar e do batalhão de trânsito para oferecer segurança aos cidadãos”, destacou o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa.

O comandante explica que neste período há grande movimentação de veículos em torno das escolas, sendo necessário redobrar a atenção no trânsito e nas ruas. “Nesta época, retorno da aulas, nós temos uma grande preocupação com acidentes, principalmente nos horários de pico, além de roubos, pois os estudantes se tornam alvos fáceis”.

DICAS DE SEGURANÇA

A Polícia Militar também direciona as atenções para algumas dicas que podem evitar acidentes no perímetro das escolas. O primeiro passo, segundo o comandante, é redobrar a atenção. Ter sempre cautela e evitar dirigir em alta velocidade perto de escolas ou locais com grande movimentação de estudantes. “Outra recomendação importante é que os estudantes evitem sair da escola com aparelhos tecnológicos em mãos, o que chama a atenção de criminosos. Muitas vezes o estudante vai para o ponto de ônibus com fones de ouvido, olhando para o celular, sem se dar conta do que se passa ao redor”, alertou o coronel Ronaldo.

O comandante da PM explica que os motoristas devem seguir orientações conhecidas. “ É importante que motoristas e pedestres fiquem atentos às faixas de pedestres, principalmente próximo das escolas. No caso dos motoristas, reduzir a velocidade, mesmo se a faixa estiver um pouco apagada. E no caso dos pedestres, fazer um sinal para que seja possível perceber a intenção de atravessar a rua”, avaliou.

PROERD

Outro trabalho que tem bons resultados e vários benefícios, é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). A ideia, este ano, segundo o comandante, é intensificar e expandir o programa no Estado. “Pretendemos atingir 100% das escolas de Rondônia, seja da rede pública ou privada. O Proerd é programa voltado ao combate das drogas e da violência, e é ministrado para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Já iniciamos os trabalhos a fim de alcançar a meta estipulada para este ano”, concluiu o comandante geral da Polícia Militar de Rondônia.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook