Produção de grãos alcança 3,3 milhões de toneladas na safra 2022/23

A maioria das lavouras se encontra em emergência e desenvolvimento vegetativo e uma pequena parte em floração

Assessoria/CONAB
Publicada em 10 de novembro de 2022 às 19:40
Produção de grãos alcança 3,3 milhões de toneladas na safra 2022/23

A produção de grãos em Rondônia deve atingir 3,3 milhões de toneladas na safra 2022/23, o que representa um incremento de 5,5% em relação à safra anterior. A área ocupada por grãos no estado deverá atingir nesta safra 818,4 mil hectares, o que representa um crescimento de 3,6% em relação ao ciclo 2021/22. Esses são os dados do 2º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 da Conab, divulgado na última quarta-feira (9).

Entre os produtos destacam-se a soja e o milho. Juntos eles devem registrar uma produção de 3,18 milhões de toneladas, o que representa cerca de 97% de toda a produção de grãos. No caso da soja, os agricultores do estado  devem destinar uma área de 495,6 mil hectares, um crescimento de 0,8% se comparado à safra passada.

A semeadura da oleaginosa começou na primeira quinzena de setembro, após o fim do vazio sanitário. Porém, o ritmo de plantio foi reduzido devido a irregularidades nas precipitações. Em outubro, com o aumento da frequência e o volume de chuvas, o plantio avançou e deve ser finalizado no mês de novembro.

A maioria das lavouras se encontra em emergência e desenvolvimento vegetativo e uma pequena parte em floração. O desenvolvimento das lavouras é considerado bom, na maioria das áreas. A colheita, por sua vez, iniciará na primeira quinzena de janeiro em Vilhena.

As informações completas sobre o 2° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidas no portal da Conab.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook