Resolução implanta Plano de Logística Sustentável no TJRO

PLS é norte das ações que visam à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 21 de dezembro de 2020 às 11:37

Foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico a Resolução 171/2020, que Dispõe sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021-2023 do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (PJRO) e sobre competências da Comissão Gestora do PLS (CGPLS) e do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages). A resolução, assinada pelo desembargador Paulo Kiyochi Mori presidente do Tribunal de Justiça, implanta PLS-PJRO, cuja vigência será de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023, conforme deliberação do Tribunal Pleno Administrativo do TJRO, em sessão realizada no dia 14 de dezembro de 2020.

De acordo com juiz Guilherme Baldan, presidente da Comissão Gestora do PLS, o plano está diretamente ligado aos indicadores que forma o Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do qual, anualmente todos os tribunais são avaliados com relação às ações voltadas à sustentabilidade no âmbito de atuação do Judiciário.

Outra ação a ser encampada pela CGPLS é o desdobramento de cada tema que está dentro do PLS junto às unidades responsáveis, para que se consiga operacionalizar de fato as ações previstas, no tempo adequado e com os resultados pretendidos.

A logística sustentável visa ao aproveitamento racional dos recursos naturais pela instituição, convertendo em ganho exponencial também para o conjunto da sociedade, com a amplitude dos quesitos de transparência e a qualidade do gasto público. Desta forma, defende o magistrado, há mais eficiência na aplicação dos recursos do orçamento. A Inclusão e fomento da diversidade dentro da instituição também são temáticas relacionadas.

O plano instituído pelo TJRO está baseado em parâmetros internacionais, pois há uma relação direta das metas e ações do PLS com Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, um plano de ação com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do plano, adotado por mais de cento e novamente países, inclusive pelo Estado Brasileiro.

Clique aqui e veja resolução e o PLS

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook