Secretária de Gênero e Etnia do Sintero cumpre agenda de atividades em novembro

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Rosa Negra esteve em diálogo com o presidente Lula

Assessoria/Sintero
Publicada em 30 de novembro de 2023 às 08:35
Secretária de Gênero e Etnia do Sintero cumpre agenda de atividades em novembro

A Secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Coordenadora Nacional do MNU e conselheira do CNPIR, Rosa Negra, esteve participando de um conjunto de atividades neste mês de novembro a respeito da pauta racial e de gênero.

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Rosa Negra esteve em diálogo com o presidente Lula. Na oportunidade, eles debateram sobre as pautas do MNU que incluem a implantação de políticas públicas afirmativas, a luta pela discriminação racial e sobre o reconhecimento e promoção da cultura afro-brasileira, principalmente, através da Lei que incluiu a temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar (Lei nº 10.639/2003).

No dia 21 de novembro, Rosa Negra foi empossada como conselheira do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) para o biênio 2023/2025. Entre as principais atribuições do CNPIR, destaca-se: contribuição para formulação de políticas públicas voltadas para a igualdade racial, acompanhamento e avaliação de políticas que visam o combate à discriminação racial, fortalecimento de instituições governamentais e não governamentais que trabalham na promoção da igualdade racial, entre outros.

No dia 23 de novembro, a secretária de Gênero e Etnia do Sintero participou da XVI Reunião de Ministros e Altas Autoridades sobre os Direitos dos Afrodescendentes (RAFRO). O encontro discutiu e promoveu ações relacionadas aos direitos das comunidades afrodescendentes em diferentes países. O evento teve como principal intuito criar um espaço para a troca de experiências, boas práticas e estratégias entre autoridades governamentais, representantes da sociedade civil e membros de comunidades afrodescendentes.

No dia 27 de novembro, pela manhã, Rosa Negra esteve presente no Seminário Mulheridades, promovido pela Escola da Magistratura de Rondônia. A atividade contou com painéis de debates com os temas: Mulheres com deficiência e a luta anticapacitista; Por um pensamento feminista que combata o machismo, a misoginia e o sexismo e a Raça e Mulher. Também houve oficinas com os temas: Desconstruindo o capacitismo e Assédio moral, organizacional e sexual.

Também no dia 27 de novembro, pela tarde, Rosa Negra participou da Sessão Solene de entrega de votos de louvor na ALE/RO, dado as entidades e indivíduos que compõem a Rede Lilás. A proposição foi feita pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) e a homenagem teve como objetivo destacar o compromisso da Rede Lilás na defesa das mulheres em Rondônia.

“Gostaria de destacar que o Sintero está em constante dialogo com os órgãos governamentais e com a sociedade civil organizada, contribuindo com o debate em torno das questões de gênero e etnia, promovendo assim, mais conscientização e diversidade em todos os espaços”, disse Rosa Negra.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Informe Comissão Eleitoral 2023 – 29/11/2023

Informe Comissão Eleitoral 2023 – 29/11/2023

Pois conforme homologação das chapas 1 e 2 e ratificadas por esta comissão na última reunião, estávamos apenas aguardando a indicação do nome do candidato a presidente da Chapa 2 para concretizar a cédula de votação