STF decide sobre INSS em desconto de vale-transporte e auxílio
Controvérsia teve repercussão geral reconhecida pelo Tribunal
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o valor descontado do empresário referente ao vale-transporte e ao auxílio-alimentação deve ser considerado pagamentos e integrado à base de cálculo da contribuição previdenciária. A questão tratada no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1370843 , teve repercussão geral reconhecida (Tema 1.415) pelo Plenário Virtual, e a solução do caso será aplicada a processos semelhantes em todas as instâncias da Justiça. O julgamento de mérito será agendado posteriormente.
O recurso foi apresentado por uma empresa contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que rejeitou sua pretensão de excluir da base de design da contribuição patronal os valores descontados dos trabalhadores a título de vale-transporte e auxílio-alimentação. Segundo a decisão, considere que essas parcelas não integram a remuneração representativa uma desoneração tributária em favor do empregador.
Em manifestação pelo reconhecimento da repercussão geral, o ministro André Mendonça (relator) destacou a relevância jurídica, econômica e social da controvérsia. Segundo ele, a resolução do caso terá impactos significativos para a Fazenda Nacional, em termos de arrecadação tributária, para trabalhadores e para trabalhadores que recebem esses benefícios. A manifestação do relator foi seguida por unanimidade.
(Pedro Rocha/CR//CF)
Justiça 4.0 avança com 37 projetos de tecnologia no Judiciário
Avançamos no uso da tecnologia e criamos uma das medidas mais importantes do ponto de vista prático para o funcionamento do Judiciário, que é o portal de serviços do Poder Judiciário, o Jus.br”
TJRO realiza live 'Dia D: Todos pela Vida' no Setembro Amarelo
Aberta ao público, live será transmitida pelo canal do TJRO no Youtube
Cidadão rondoniense pode ser preso na CPI da roubalheira do INSS
Assembleia de Rondônia homenageou o ora investigado e repudiou Lula




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook