Tribunal de Ética e Disciplina suspende preventivamente advogado acusado de tráfico de drogas em presídio de Rondônia

Foi determinada a suspensão preventiva do exercício profissional em todo o território nacional, por 90 dias

Ascom OAB/RO
Publicada em 20 de setembro de 2022 às 10:01
Tribunal de Ética e Disciplina suspende preventivamente advogado acusado de tráfico de drogas em presídio de Rondônia

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Rondônia decidiu suspender preventivamente um advogado acusado de levar drogas a um cliente em presídio na capital. A decisão aconteceu na última sexta-feira (18), durante sessão no Plenário da Seccional.

Foi determinada a suspensão preventiva do exercício profissional em todo o território nacional, por 90 dias, enquanto tramita o processo administrativo disciplinar para apuração de responsabilidade e eventual aplicação de penalidade. Foi oportunizada ainda a ampla defesa e o contraditório ao advogado que, inclusive, apresentou defesa escrita e oral, bem como sustentação oral por seu advogado.

O relator do processo, Vinícius Gordon, destacou que “a conduta praticada, sob acusação de tráfico de drogas, irrefutavelmente teve grave e péssima repercussão perante os agentes públicos, sociedade, a OAB e a advocacia, uma vez que foram extensivamente veiculados na mídia escrita e falada, com ampla divulgação em grupos de WhatsApp, redes sociais e imprensa televisionada”.

A presidente do TED, Alessandra Rocha Camelo, pontua que a “medida de suspensão preventiva, embora extremamente excepcional, pode ser aplicada sempre que um advogado e ou advogada cometer grave conduta que possa causar repercussão à dignidade da advocacia, conforme estabelece o parágrafo 3º da Lei 8.906/94 – Estatuto da Advocacia”.

O presidente Márcio Nogueira frisa a seriedade com que todos os integrantes do TED têm conduzido os casos. “O Tribunal de Ética tem realizado um trabalho honroso e sério, fazendo cumprir o Estatuto da Advocacia e da OAB”, finaliza.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Setembro roxo: É possível prevenir  a Doença de Alzheimer?

Setembro roxo: É possível prevenir a Doença de Alzheimer?

“Foi constatado por estudos científicos que a prática de exercícios físicos aumenta tanto a expressão gênica quanto proteína do fator de crescimento das células, denominado BDNF, substância que favorece a formação e novos neurônios e o fortalecimento das conexões neurais”, afirmou a especialista