UNIR completa 39 anos construindo futuros

Na manhã da quinta-feira a reitora Marcele Pereira receberá a reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, e o presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre, Fundap, para a assinatura da renovação de convênio entre as instituições

Assessoria
Publicada em 07 de julho de 2021 às 18:22
UNIR completa 39 anos construindo futuros

Nesta quinta-feira, dia 08 de julho, a Universidade Federal de Rondônia, UNIR, completa 39 anos de criação e para marcar a data serão realizadas atividades para discutir o papel da universidade e os canais possíveis para maior integração com outras instituições e com a sociedade. O conjunto de atividades previstas para amanhã, 08 de julho, receberam o título de UNIR 39 anos: construindo futuros. Como explica a reitora da UNIR, Marcele Pereira, “ao falar de construir futuros estamos pensando no que ainda precisa ser feito, mas também lembramos dos que no passado construíram o nosso presente, e que precisam ser sempre reconhecidos pela sua dedicação e competência de, em outros momentos e em conjunturas adversas, tornaram possível uma universidade em Rondônia e na Amazônia”.

Na manhã da quinta-feira a reitora Marcele Pereira receberá a reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, e o presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre, Fundap, para a assinatura da renovação de convênio entre as instituições. Trata-se de uma cooperação fundamental entre as duas universidades, especialmente para o desenvolvimento de parcerias e de convênios da UNIR e parceiros locais em Rondônia. De acordo com a professora Marcele Pereira, o trabalho em conjunto com a Fundap tem sido de grande importância e várias ações já foram realizadas tanto neste ano como em anos anteriores. “Além disso, trata-se de um estreitamento das relações com a Ufac, uma instituição próxima com a qual compartilhamos interesses e muitas das nossas características”, explica a reitora da UNIR.

À tarde, a partir das 16h, acontecerá a mesa redonda Olhar para o futuro: fomento e apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Extensão, que reunirá presidente e representante de agências de fomento e de apoio de pelo menos quatro estados da região Norte. Estão confirmados Paulo Haddad, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia, Fapero; Manoel Fernandes Amaral Filho, superintendente adjunto da Suframa; Roberto Ferraz, presidente da fundação de Amparo à Pesquisa, Fadesp, do Estado do Pará; e Ismar Bernardo Araújo, presidente da Fundação de Apoio à Ufac, Fundape. A mesa será medida pelo professor Erasmo Moreira, do Departamento de Ciências Contábeis da UNIR. 

Já no começo da noite, às 19h, acontecerá a palestra Universidade e Formação na Amazônia, proferida pelo reitor da Universidade Federal do Pará, UFPA, professor Emmanoel Zagury Tourinho. A professora Marcele Pereira destacou que a presença do professor Emmanoel Tourinho é importante para tratar do papel das instituições universitárias na Amazônia, mas também para resgatar a formação da UNIR em particular, já que a UFPA foi uma das mais importantes instituições para o estabelecimento dos bases para a criação da Universidade Federal de Rondônia. “Para seguir construindo a nossa universidade, precisamos reconhecer e entender de onde viemos, e celebrar o que já foi realizado. A construção da nossa instituição é permanente, começou a quatro décadas e segue em frente”, comemora a reitora da UNIR.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook