Vacinação de pessoas com comorbidades e trabalhadores de creche encerra sábado (12)

Atendimento de trabalhadores da saúde só continuará após a chegada de mais doses de imunizantes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 09 de junho de 2021 às 18:10

A partir da próxima semana, novos grupos serão atendidos com a vacinaA partir da próxima semana, novos grupos serão atendidos com a vacina

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho anunciou que as pessoas portadoras de comorbidades previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI), com mais de 18 anos, devem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até sábado (12). A partir da próxima semana, novos grupos serão atendidos.

Pessoas com comorbidades, renais crônicos, Síndrome de Down, gestantes e puérperas com e sem comorbidades, e pessoas com deficiência permanente com idade superior a 18 anos, que ainda não receberam o imunizante, devem baixar o aplicativo SASI e fazer o cadastro para receber a vacina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a comprovação da comorbidade é obrigatória e deve ser feita no ato da vacina. Por isso, é necessário ter em mãos receitas, relatório médico, prescrição médica, laudo, ou outros documentos comprobatórios. É preciso levar o documento original e uma cópia, que será retida pelos profissionais vacinadores.

Segundo a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, o prazo para concluir a imunização do grupo de pessoas com comorbidade foi definido em reunião da Comissão de Imunização e se deu em virtude da secretaria ter imunizado 130% do total estipulado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, 23.300 pessoas com doenças pré-existentes tomaram a primeira dose da vacina.Público deve baixar o aplicativo SASI e fazer o cadastro para receber a vacinaPúblico deve baixar o aplicativo SASI e fazer o cadastro para receber a vacina

Outro pronto apontado pela comissão para o encerramento do atendimento a pessoas com comorbidades é a necessidade de ampliar a imunização para novos grupos prioritários, como os trabalhadores da educação do ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante.

“Iniciamos a vacinação de pessoas com comorbidade no dia sete de maio e já atingimos todas as idades, conforme preconizado no Plano Nacional. Precisamos dar andamento na imunização, pois há outros grupos esperando a vacina. Quem ainda não se vacinou e se enquadra nos critérios deve procurar os pontos urgentemente”, argumentou Marilene Penati.

GRUPOS

Nesta quinta-feira (10), a Semusa inicia a vacinação de trabalhadores da educação que atuam na pré-escola e ensino fundamental. Para receber o imunizante é necessário efetivar o cadastro no aplicativo SASI.

No momento da vacinação é obrigatório apresentar documento que comprove o vínculo com a instituição de ensino com preferência ao contracheque, onde apareçam os dados do local de trabalho.

A vacinação de idosos com mais de 60 anos continua abertaA vacinação de idosos com mais de 60 anos continua abertaTrabalhadores portuários e aeroportuários também estão sendo atendidos com a vacina contra a Covid-19. Este trabalho, iniciado na última semana, é realizado pelas equipes itinerantes mediante relações nominais encaminhadas pelo aeroporto e portos de Porto Velho.

IDOSOS

A vacinação de idosos com mais de 60 anos continua aberta e sem a necessidade de agendamento. Quem ainda não tomou a primeira dose ou já pode receber a segunda dose, deve procurar o Campus I da Faculdade Uniron, das 9h às 16h com os documentos pessoais em mãos.

A imunização de trabalhadores da saúde continua suspensa em Porto Velho. O município aguarda que o Ministério da Saúde encaminhe doses especificamente para este público, o que não tem ocorrido.

SASI

O SASI está disponível em todas as lojas virtuais dos smartphones e pode ser baixado gratuitamente.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app

Para baixar no sistema IOS, clique no link : https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272

Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Leandro Morais

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook