Análise da temporada do futebol rondoniense em 2019

Em 2019, o futebol rondoniense teve alguns bons momentos e contou com a participação de duas equipes na Série D

Tudorondonia
Publicada em 21 de outubro de 2019 às 15:43
Análise da temporada do futebol rondoniense em 2019

O futebol de Rondônia segue lutando para colocar um time na Série C do Brasileirão. O processo até chegar lá é longo e as equipes enfrentam dificuldades naturais que tornam a caminhada mais difícil do que para clubes de outros Estados.

Em 2019, o futebol rondoniense teve alguns bons momentos e contou com a participação de duas equipes na Série D.

Título estadual do Vilhenense

Fundado em 2017, o Vilhenense tem sido uma grata surpresa para o futebol de Rondônia. De maneira inédita, neste ano a equipe conquistou o campeonato estadual com a vitória diante do Ji-Paraná na grande decisão.

O Leão perdeu apenas uma vez no campeonato todo, quando foi derrotado pelo Guaporé fora de casa. Como mandante, no estádio Portal da Amazônia, o time da cidade de Vilhena teve campanha impecável.

Com a vitória, o Vilhenense agora tem a oportunidade de disputar o Brasileirão Série D de 2020, além da Copa do Brasil. Será a primeira vez na história do clube que haverá competições nacional para eles.

O feito do Vilhenense realmente empolga, tendo em conta que pode ser um início de uma era de sucesso em Rondônia e também enche o Estado de esperança para participações a nível nacional.

Participações do Barcelona e do Real Ariquemes na Série D

Não foi um ano muito produtivo para os times de Rondônia na quarta divisão do campeonato nacional. O Real Ariquemes conquistou o título do estadual do ano passado em vitória diante do Barcelona, o que possibilitou ambos times a participarem da Série D de 2019.

Em sites de apostas esportivas online, como o da Esportes Betway, o Real Ariquemes não contava com grande favoritismo para a temporada, mas mesmo assim conseguiu avançar para a segunda fase da Série D. Na ocasião, o Ariquemes esteve ao lado de outros três times na primeira base (Manaus, Galvez e Santos do Pará) e avançou após ficar com a segunda colocação com direito a 11 pontos ganhos em seis jogos.

Já o Barcelona, da cidade de Vilhena, ficou com a terceira colocação geral em um grupo que contava com a presença do Fast Clube, São Raimundo e Rio Branco. A equipe de Rondônia computou oito pontos, um a menos que o Fast Clube (segundo colocado e que teve o direito de avançar na competição).

Na segunda fase da Série D, que funciona em espécie de mata-mata, o Ariquemes não conseguiu superar o Manaus. O time venceu as duas partidas e não deu chances para a equipe de Rondônia continuar.

Vale ressaltar que o Manaus teve uma excelente campanha e só parou na decisão do campeonato, quando ficou com o vice após perder apenas nos pênaltis para o Brusque.

Na Copa do Brasil, o Ariquemes não teve sorte no sorteio e enfrentou logo de cara o Avaí, equipe da primeira divisão do futebol nacional. Mesmo jogando em casa no Valerião, a equipe foi derrotada por 4 a 1.

Expectativa para 2020

O campeonato estadual de 2019 contou com a participação de 10 equipes, mas a expectativa é que no ano que vem esse número cresça para ajudar a fomentar ainda mais o futebol no Estado.

Recentemente foi confirmado que 11 equipes estão aptas para participar da primeira divisão do estadual de 2020. São elas: Guaporé F.C, S.E. União Cacoalense, Porto Velho E.C., S.C Genus, Rondoniense S.C, Guajará E.C, Barcelona F.C, Real Desportivo Ariquemes F.C, Ji-Paraná F.C, Vilhenense E.C e C.A Pimentense.

Além da competição, a Federação de Futebol de Rondônia também vai organizar os estaduais sub-13, sub-15 e feminino. “A equipe da FFER está empenhada nestas competições e, ao mesmo tempo, discutindo o Estadual do ano que vem. Como nos anos anteriores, a expectativa é de que já começaremos a reunir os clubes profissionais para discutirmos o Rondoniense 2020”, comunicou em nota oficial.

Para a Série D do ano que vem, o Vilhenense já tem vaga confirmada ao lado do Ji-Paraná (vice-campeão do Estadual). No que tange a Copa do Brasil, o Vilhenense é o único que tem vaga assegurada no momento.

Com o crescente número de boas campanhas das equipes do Norte, 2020 será um ano cheio de esperanças para o futebol rondoniense elevar o seu status no cenário nacional.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook