Bolsonaro produziu o maior fracasso de um retornado

"A recepção a Bolsonaro é a primeira demonstração de que ele está morto politicamente", afirma Moisés Mendes

Moisés Mendes
Publicada em 31 de março de 2023 às 13:47

www.brasil247.com -

(Foto: Reprodução/CNN Brasil)

Bolsonaro tenta chamar Lula para a briga, logo na chegada, para tentar compensar o fiasco retumbante da volta. Foi recebido por meia dúzia de manés no aeroporto e na sede do PL.

É o maior fracasso mundial de um retornado em toda a história de fugas (o caso dele) e exílios forçados, voluntários e assemelhados.

Nunca antes um ex-presidente retornou ao próprio país e teve uma recepção tão constrangedora em tempos de democracia. Nunca. Não há outro exemplo de fracasso com essa dimensão.

A recepção a Bolsonaro é a primeira demonstração de que ele está morto politicamente e que será apenas arrastado de um lado para outro por Valdemar Costa Neto, até ser abandonado.

A volta de Bolsonaro é um caso histórico de fracasso em todos os sentidos, inclusive dos que deveriam ter montado direito a farsa da recepção.

As imagens com pouca gente são tão deprimentes que o filho Eduardo teve de publicar na internet fotos antigas de aglomerações em volta do pai, porque não tinha o que divulgar.

Tudo com direito a uma trilha sonora de formaturas. O deputado fez uma montagem com o acréscimo grosseiro de fotos da convenção do PL de lançamento da candidatura fracassada do pai no ano passado.

O cenário todo é um desastre. A direita pode começar a pensar no substituto do homem, para não perder muito tempo. Esse não tem mais nada a oferecer.

Também o sistema de Justiça teve, com a recepção fracassada, uma prova de que Bolsonaro não é uma ameaça política.

Ministério Público e Judiciário devem fazer agora, sem muitos adiamentos, o que não fizeram durante quatro anos.

Devem apressar investigações e julgamentos de duas dúzias de inquéritos e processos contra um indivíduo que hoje mesmo estará arrependido de ter deixado a solidão do acampamento de Orlando.

É preciso julgar não só os casos de delitos eleitorais que levarão à inelegibilidade, mas também as ações criminais.

Está dada mais uma lição à extrema direita. Retornos são gestos políticos que podem produzir efeitos consagradores ou devastadores.

Nesse caso, foi um fracasso tão grande que vai abalar não só o retornado e seu entorno familiar, militar e miliciano.

A ‘festa’ para Bolsonaro flopou total. É um vexame que abala a autoestima e toda a estrutura do fascismo.

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim). Foi editor especial e colunista de Zero hora, de Porto Alegre.

Comentários

  • 1
    image
    Chapêz 02/04/2023

    Caro José Ferreira, a sua tentativa de desqualificar a escrita dos dois opinadores não atinge o conteúdo perfeitamente acertado por eles sobre o assunto. O mal da esquerda é a empáfia que trazem consigo, pois o espaço cognitiva é imbuída de pseudas filosofias que levam ao atraso intelectual. Se fores capazes, faça uma análise na linha do tempo dos últimos 20 anos na Republiqueta de bananas e veja quem foi o atraso. Liberte-se do seu fracasso intelectual. Não é desqualificando os outros que se persuade via argumento.

  • 2
    image
    Manoel Nogueira 02/04/2023

    Fujão, cadê as joias?

  • 3
    image
    sebastian 01/04/2023

    Tal josé, meu nome escrevo do jeito que eu bem entender e analfabeto, inclusive funcional é quem acredita nesses quadrilheiros que estão comandando nossa nação. Só faltava um zé mané querer dizer a maneira que tenho de escrever meu próprio nome, vai catar marido mané.

  • 4
    image
    DHENIFER 01/04/2023

    Em breve a justiça será feita, cadeia nele e perca dos direitos políticos.

  • 5
    image
    José Ferreira 01/04/2023

    celivaldo soares ...  sebastian  Dois analfabetos que sequer aprenderam a utilizar a letra maiúscula.  Está na cara que fugiram da escola antes de concluirem a segunda série do primário.  É bem compreensível que apóiem o Miliciano burraldo que afundou nosso país nos últimos quatro anos.   Antes de se meterem a publicar asneiras, vão estudar!  É tão feio escrever feito analfa, achando-se os donos da verdade. Burrice tem limites. 

  • 6
    image
    celivaldo soares 01/04/2023

    parabens ao Moises, que se diz jornalista de materia colacionada. aprenda um pouco mais a ser licito e transparente em suas materias, veja o que foi postados em todos nos grupos sociais que estiveram na chegada do ex presidente, como tambem a carreata. por isso que esse reportezinho de butiquim de quinta, não conseguiu se estabilizar em jornal de qualidade. como esse site do tudorondonia, que divulga prova emprestada sem provas materiais de veracidade.

  • 7
    image
    sebastian 01/04/2023

    Infelizmente no Brasil atual temos que conviver com uma mídia pobre, jornalistazinhos formados nas coxas, militantes esquerdistas que a todo custo querem elevar ao máximo o nível esse governo de passado sujo, ministros e auxiliares meliantes e o país andando em retrocesso. Vão procurar o que fazer na vida com coisas mais importantes, inclusive com as palhaçadas que ora está ocorrendo nesse governo imundo que essa imprensa ajudou a eleger.

  • 8
    image
    Antônio Alves 01/04/2023

    Acabou o cartão corporativo. Bolsonaro foi um erro de percurso. Só chegou a presidência. Devido a prisão política de Lula.

  • 9
    image
    Socorro 31/03/2023

    Aceita que foi menos. JMB o melhor!

  • 10
    image
    Júlia 31/03/2023

    Não à toa esse "jornal" vai de mal a pior. Resta saber quem são os patrocinadores.

  • 11
    image
    Monamares 31/03/2023

    em qual mundo vc vive???? ele simplesmente tem o povo todo com ele... peça ao vagabundo descondenado para fazer a mesma coisa.... só peça... sentada aguardando o vexame... affffff

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook