Dia 31 de março de 1964

As Forças Armadas devem ser uma instituição de Estado e não de governo. Democracia é sinônimo de civilidade e desenvolvimento

Professor Nazareno
Publicada em 31 de março de 2023 às 12:46
Dia 31 de março de 1964

Há exatos 59 anos, o Brasil entrava numa longa noite escura que duraria quase 21 anos. Foi um período triste e ininterrupto de caos, terror, corrupção, assassinatos, exílios, perseguições, torturas, censura, ataques aos direitos humanos e tantas outras desgraças. Um golpe militar interrompe a frágil democracia que vivíamos desde a redemocratização do país no pós-guerra. Mas ao contrário do que muita gente possa pensar, o golpe não foi totalmente militar. Os milicos na verdade só foram usados vergonhosamente pela elite civil, rica e poderosa, para barrar qualquer pretensão de se instalar um regime comunista por aqui. Bancado e tramado pelos Estados Unidos, que viviam o auge da Guerra Fria com a extinta União Soviética, e tinham acabado de perder Cuba para os comunistas, o golpismo anticomunista virou moda em toda a América Latina naqueles anos de chumbo.

Era o início dos anos sessenta e os poderosos do Brasil, financiados pela Casa Branca, resolvem aderir às “Doutrinas de Washington”. Banqueiros, industriais, políticos de direita, ricos latifundiários, Igreja dentre muitas outras instituições conservadoras e reacionárias interrompem por meio de um brutal golpe de Estado o governo constitucional e legítimo de João Goulart. Segundo o relatório “Brasil: Nunca Mais”, pelo menos 1.918 prisioneiros políticos atestaram ter sido torturados. O documento descreve 283 formas de tortura utilizadas na época pelos órgãos de segurança nos DOI-CODI. Os militares brasileiros mataram exatos 434 de seus cidadãos durante o tempo em que estiveram no poder. São números “até baixos” se comparados aos quase 30 mil mortos da Argentina e aos mais de três mil no Chile, que teve cerca de 200 mil cidadãos exilados pelos militares.

Só que nos países vizinhos todos os militares assassinos foram punidos e presos exemplarmente, enquanto no Brasil nenhum militar pagou pelos seus crimes. A Lei da Anistia salvou todos os criminosos. Da direita e da esquerda. Talvez por isso, muita gente por aqui ainda hoje tece loas àquele regime de exceção e de brutalidades. Pior: em 2018 os brasileiros elegeram para presidente o senhor Jair Bolsonaro, um ex-capitão saudosista daqueles tempos sombrios. Bolsonaro é fã do ditador chileno Augusto Pinochet e também admirador do torturador brasileiro, o coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra. Esse ex-presidente do Brasil disse durante uma entrevista que a Ditadura Militar deveria ter matado pelos menos uns 30 mil brasileiros. Ou seja, quase cem vezes mais. Quando Bolsonaro foi derrotado para o Lula nas urnas, outro ataque à democracia foi arquitetado.

Mas felizmente o golpe de 08 de janeiro de 2023 falhou ainda no seu nascedouro, apesar de os golpistas terem a admiração de alguns setores do próprio Exército brasileiro. O presidente perdedor fugiu do país e se autoexilou nos EUA. A frágil democracia do Brasil resistiu bravamente aos reacionários delirantes e mandou muitos desses golpistas para a cadeia. Não se sabe até quando ainda haverá resistência democrática por aqui. A esquerda volta ao poder depois de seis anos e assim os direitos humanos, o respeito ao cidadão, às instituições da República e ao politicamente correto voltará a dominar por enquanto. Devíamos fazer como disse o líder Ulysses Guimarães: “ter nojo a qualquer ditadura”. As Forças Armadas devem ser uma instituição de Estado e não de governo. Democracia é sinônimo de civilidade e desenvolvimento. Fora disso, é só barbárie e caos. Por isso, não se deve comemorar o dia 31 de março de 1964. Apenas se lamentar. E muito!

*Foi Professor em Porto Velho.

(Leia o http://blogdotionaza.blogspot.com/)

Comentários

  • 1
    image
    MARCOS 02/04/2023

    Senhor José Ferreira o "Gênio da Raça", que consegue ser conduzido pelo pai "O mentirosos". Lula fica feliz em saber que existem milhões de inocentes úteis, como Vossa Senhoria. O tempo é o senhor da razão e o navio chamado Brasil esta a deriva.

  • 2
    image
    MARCOS 02/04/2023

    Senhor André Galdino e lógico que o senhor é um esquerdista. Esquerda não combina com Cristianismo, A Var Palmares, MR8 todos grupos terrorista, fizeram assaltos a bancos, Bombas no Aeroporto dos Guararapes, Bomba no Quartel do II Exercito em São Paulo, justiçamentos e o senhor vem me falar e ditadura no Brasil. O Estado tem o monopólio da força para impedir o terrorismo. Esse seu mesmo governo defende, Cuba, Nicaragua, Venezuela...Polt Pot, Che....Lenin....

  • 3
    image
    edgard alves feitosa 01/04/2023

    ponto INCONTROVERSO: seja revolução de "direita", seja de "esquerda", são revoluções SANGUINARIAS, DITATORIAIS, LIBERTICIDAS; não se conhece na História NENHUMA REVOLUÇÃO que tenha colocado em prática seus "ideais"; a Revolução francesa, com o lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade, mas nunca se decapitou tanta gente; a Revolução Russa : Paz, Pão e Terra, mas milhões foram assassinados por Lenin, Stalin; enfim, as revoluções militares no Brasil, no Chile, na Argentina, mataram milhares, bastava simplesmente dizer que eram COMUNISTAS; todas as revoluções são ASQUEROSAS; "direita" ou "esquerda", não tem compromisso com Liberdade, com Paz, com o Ser Humano, ambas querem apenas o PODER.... e para piorar hoje há uma relação IMORAL entre partidos politicos e igrejas.......

  • 4
    image
    Joel limoeiro 01/04/2023

    Difícil ano em quer nasci os visionários quer não viveram essa épocas quer se baseam pelos pensamentos de Direita ou esquerda mudam o roteiro, mais qualquer ditadura é reprovável, como é reprovável desde da época do Sarney até a volta do atual mandatário, tudo só mar de lama aonde a impunidade hoje agradece com o apoio do STF, aonde presenciamos aos piores decisões e aberrações na mais alta corte do país, decisões quer jogaram a Constituição Federal na Latrina , não tenho paixão política tanto de direita como de esquerda se cometem crime tinham quer está preso mais não é isso quer vemos, e sim o CRIME COMPENSA.

  • 5
    image
    André Galdino 01/04/2023

    Nesta final de semana, todos aqueles que acreditam em Deus, vão orar/rezar, pedindo ao Senhor Criador que receba em sua glória os assassinos da ditadura que já morreram.  O perdão a eles, apesar de haverem cometido crueldades indescritíveis,  é questão central do cristianismo. Entretanto, para aqueles que ainda hoje tecem louros à ditadura militar de 64 para frente, para esses o inferno será a morada eterna. Afinal, burrice e coração diabólico ... são clara parceria com o demo.  Falei e Marcos estão na fila, daqueles que vão morar no quinto dos ...

  • 6
    image
    Falei 31/03/2023

    Bons tempos

  • 7
    image
    José Ferreira 31/03/2023

    O comentarista Marcos deve ser analfabeto. A literatura nacional e mundial é uníssona na narrativa dos horrores praticados por militares e seus chefes (bandidos civis), durante os anos da ditadura. Mas como o Marcos, bolsonarista e jumento apoiador da extrema-direita, aprende de "ouvir falar" o curral onde vive, não se espera outra coisa  Além disso, nós que somos da terceira idade,  vivenciamos isso.  Belo Horizonte, minha terra natal, foi palco de muitos horrores. Como no resto do país. 

  • 8
    image
    MARCOS 31/03/2023

    O dia que o Brasil se livrou do atraso, que infelizmente voltou com FHC, LULA E DILMA, esse tiveram a oportunidade de provar que 64 foi um erro, mas infelizmente pilharam o erário nacional. Lava jato, petrolão, mensalão, compra da emenda da reeleição, Banestado, Metro, Previc, Postalis....um mar de lama.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook