Deputado Pedro Fernandes lamenta morte de pai e filho durante operação do Ibama

Parlamentar destacou a necessidade de se unir preservação ambiental com desenvolvimento econômico

Texto: Ivanilson Tolentino I Secom ALE/RO Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO
Publicada em 07 de junho de 2023 às 10:14
Deputado Pedro Fernandes lamenta morte de pai e filho durante operação do Ibama

Os deputados estaduais de Rondônia estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (6), no plenário da Casa de Leis, em Porto Velho, em uma Sessão Ordinária. Nesse encontro, o parlamentar Pedro Fernandes (PTB), falou na tribuna sobre os desafios enfrentados pelo agronegócio e o meio ambiente em nosso Estado.

“O meio ambiente hoje é o assunto do momento, principalmente, em Rondônia, que é um estado produtor. Hoje nós temos nove estados na região Norte que estão com os mesmo problemas. Por isso, que estamos sempre nos reunindo com o Parlamento Amazônico. A sustentabilidade ambiental, social e econômica do Estado é um tripé que não pode andar separado”, disse. 

O deputado estadual Pedro Fernandes ressaltou que a preocupação com a geração de renda e emprego deve caminhar em conjunto com as questões envolvendo a conservação da nossa natureza. “Não devemos associar crescimento econômico à devastação ambiental. Nossa produção agropecuária e a regularização fundiária são essenciais e podem promover práticas mais sustentáveis. O centro do pilar social são os pequenos produtores rurais. Investir neles é fortalecer a nossa economia e promover a justiça social”, afirmou.

Tragédia

Pedro Fernandes continuou e lembrou que Rondônia está na maior floresta tropical do mundo e a preservação ambiental é crucial. Ele ressaltou a importância de se criar a integração entre floresta, lavoura e pecuária como forma de se estimular um ciclo benéfico de produção e conservação.

Durante a fala, o deputado lembrou uma notícia veiculada na imprensa estadual sobre uma recente operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente(Ibama), no município de Campo Novo, no último dia 30, que resultou na morte de pai e filho. O parlamentar criticou a postura do órgão em relação aos produtores locais.

“Nessa operação os fiscais do Ibama incendiaram uma retroescavadeira em uma área particular, alegando, erroneamente, que estavam em uma área indígena. Precisamos fazer um levantamento dessa situação! Não procuram saber quem é. Tomam decisões como se fossem juízes e condenam, queimando. Pai e filho tentaram remover a máquina que tocou em um fio de alta tensão matando ambos. A cidade de Campo Novo acompanhou isso com muita tristeza. Esse incidente evidencia a tensão constante entre a preservação ambiental e o direito de propriedade, causando consequências trágicas”, lamentou.

 Ele defendeu também que o Parlamento Amazônico se una em relação a essas situações. Na opinião dele, estão travando o estado de Rondônia de se desenvolver e explorar as riquezas que possui.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook