MP de Rondônia empossa Marcos Tessila como Procurador de Justiça

A solenidade ocorreu durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, órgão presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 07 de junho de 2023 às 17:50
MP de Rondônia empossa Marcos Tessila como Procurador de Justiça

O Ministério Público de Rondônia deu posse nesta quarta-feira (7/6) ao Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo no cargo de Procurador de Justiça, em cerimônia realizada no edifício-sede da Instituição em Porto Velho. Marcos Tessila ascende à segunda instância, após 28 anos de carreira, tendo dedicado, em sua atuação no primeiro grau, mais de duas décadas à área da infância e juventude.

A solenidade ocorreu durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, órgão presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. O ato foi prestigiado, em formatos presencial e virtual, por membros do Poder Judiciário, Executivo e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), além de integrantes do MPRO.

A investidura de Marcos Tessila no cargo foi formalizada pelo compromisso em juramento e assinatura do termo de posse -, rito conduzido pelo secretário do Colégio, Procurador de Justiça Marcelo Lima de Oliveira. Após os atos, o novo integrante do colegiado recebeu a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Púbico de Rondônia – Grau Grã Cruz.

Representando o Colégio de Procuradores, o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso, deu as boas-vindas ao empossado, citando sua trajetória na Instituição. Fazendo referência aos cargos já ocupados pelo Membro na alta Administração, ressaltou a capacidade administrativa e de gestão do novo Procurador, além do reconhecido desempenho na área finalística. “Vossa Excelência traz como bagagem a experiência na resolução dos problemas da sociedade. Temos certeza de que contaremos com suas ideias inovadoras e visão de futuro no segundo grau”.

Falando em nome da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), o Promotor de Justiça Marcelo Lincoln Guidio pontuou a técnica e conhecimento do empossado na seara administrativa, destacando as incursões pela área do planejamento, seu conhecimento em políticas públicas e sua longeva e bem-sucedida atuação na Promotoria da Infância. “Sua chegada adiciona ainda mais qualidade ao Colégio de Procuradores”, disse.


Novo Procurador - Em seu discurso, o empossado falou do senso de realização nutrido ao longo de 28 anos de carreira no MPRO, órgão que, conforme ressaltou, permitiu-lhe conhecer pessoas, histórias e instituições, promovendo amplo crescimento pessoal e profissional. Marcos Tessila lembrou o exercício de suas funções como Promotor de Justiça, sublinhando a atuação na área da infância por aproximadamente 20 anos e destacou o rico período de convivência com os atores da rede de proteção como elemento fundamental para a obtenção de transformação social e promoção da Justiça.

Ao projetar sua atuação no mais alto posto da carreira, pontuou a importância da unidade e indivisibilidade do Ministério Público, colocando-se como parte da engrenagem que conduz a atuação institucional. “No Colégio de Procuradores de Justiça compartilharei da experiência vivida por vários membros. Com alguns, tive a oportunidade de dialogar, laborar e defender ideias. É a experiência acumulada. O repositório histórico e norteador dos destinos da Instituição. Espero poder contribuir e, dessa fonte, também poder absorver os melhores valores”, afirmou.

O novo Procurador mencionou a satisfação pela promoção ao segundo grau pelo critério de merecimento, agradecendo à Instituição, ao Conselho Superior, ao Colégio de Procuradores, membros, servidores e à família, que sempre o apoiou e esteve presente no exercício da vida ministerial.

Encerramento - Ao encerrar a cerimônia, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, destacou a biografia do integrante, ressaltando seu elevado espírito público, senso de Justiça e compromisso com a missão do MP de Rondônia. “A experiência de Vossa Excelência enriquecerá ainda mais a composição de nosso colegiado. Ganham a Instituição e o povo de nosso Estado”.

Participaram da solenidade de posse o Corregedor-Geral do MPRO, Procurador de Justiça Cláudio Silveira; o Presidente do Poder Judiciário de Rondônia, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia; o Desembargador Miguel Mônico Neto; o Corregedor Auxiliar da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Adilson Moreira, a Presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, Juíza Euma Tourinho; a representante da OAB/RO, advogada Aline Silva; o Chefe do Estado Maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Coronel Renato da Silva Rodgers; o representante do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), Tenente-Coronel Stenio, entre outras autoridades.

Trajetória – Marcos Tessila ingressou na carreira do Ministério Público de Rondônia em 12 de maio de 1995, após aprovação no oitavo concurso da Instituição.

Teve como primeira lotação a Promotoria de Justiça de Ariquemes, onde atuou por nove anos. Na área finalística, exerceu suas funções predominantemente na área da Infância e Juventude. Ao longo de sua trajetória, ocupou diversos cargos na Instituição, como de Secretário-Geral; Coordenador de Planejamento e Gestão; Diretor do Centro de Atividades Judiciais (CAEJ); Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, tendo, por três oportunidades, atuado como Diretor do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-INF). Recentemente, foi nomeado Diretor do Centro de Apoio Operacional Unificado.

Comentários

  • 1
    image
    José Reginaldo 08/06/2023

    Parabéns ao nobre Procurador de justiça, Marcos Valério Tessila de Melo para esse novo desafio. A proveito a ocasião para questionar a falta de eficiência nas ações desse MP/RO dirigimos ao Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. Desde ano 2000, venho denunciando a essa instituição os desmandos do poder público Municipal, em permitir que ações criminosas continuem destruindo a mobilidade urbana da Capital Porto Velho RO. Entra prefeito e sai prefeito e nenhuma ação concreta foi desenvolvida para impedir a destruição das ruas de nossa capital, principalmente na rua Rui Barbosa em frente ao CPA. Lembrando que a referida rua, faz parte da história de nossa cidade, no trecho compreendido entre rua Tabajara e Pe. Ângelo a margem esquerda da rua centro-bairro os moradores construíram as reformas de suas casas, dentro da caixa viária, transformando esse trecho importantíssimo da cidade, em beco, acidentes graves acontece quase diariamente, pelo gigantesco fluxo de veículos nesse setor. Lamento muito em dizer, assim tem acontecido em várias ruas da capital, com a permissividade dos órgãos de fiscalização. Agressões verbais violentas tenho enfrentado, minha saúde já não é mais a mesma, a ausência do poder público, não só está causando aqui a morte de uma cidade, como conduzindo o seu povo no mínimo a perca do direito de ir e vir com segurança, deixando vítimas com segue-las irreparável.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook