Governo de Rondônia e prefeitura ampliam cobertura vacinal contra a covid-19

A relação de doses aplicadas e distribuídas está acima de 58%, por gênero, os indicadores revelam a imunização de 52,9% dos homens e 47,1% das mulheres

Wilson Neves Fotos: Paulo Sérgio e Caique Brilhante Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 07 de julho de 2021 às 17:02
Governo de Rondônia e prefeitura ampliam cobertura vacinal contra a covid-19

Em menos de duas semanas a força-tarefa de vacinação contra a covid-19 fez dobrar o percentual de doses comunicadas no sistema do Governo Federal

A ação conjunta entre Governo de Rondônia e a Prefeitura de Ji-Paraná ampliou a cobertura vacinal contra a covid-19 e a comunicação na plataforma do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), que apresentou resultados surpreendentes nos últimos dias. Em menos de duas semanas uma força-tarefa, adotada pela Secretaria de Saúde do município, com mais de 100 servidores e agentes comunitários de saúde fez dobrar o percentual de doses comunicadas no sistema do Governo Federal.

Esses indicadores refletem no compromisso do Poder Executivo na distribuição e aplicação das vacinas contra covid-19. Das 61.503 doses entregues a Ji-Paraná, 36.080 já foram aplicadas, sendo 28.862 da 1ª dose e 7.218 com da 2ª. A relação de doses aplicadas e distribuídas está acima de 58%, por gênero, os indicadores revelam a imunização de 52,9% dos homens e 47,1% das mulheres.

Força-tarefa conta com mais de 100 servidores e agentes comunictários de saúde

“A Prefeitura de Ji-Paraná já atingiu  mais de 3,6 mil registros na plataforma. A comunicação de Ji-Paraná vem melhorando a cada dia, e a tendência é o crescimento. Só para se ter uma ideia, o percentual de doses represada caiu de 20 mil para nove mil, isso porque são doses enviadas na sexta feira, sábado e domingo, que já estão sendo aplicadas. O município está sendo referência no lançamento desses dados, o que eleva muito a cobertura vacinal nessa ação conjunta com o Governo do Estado”, explicou o diretor executivo da Agevisa, Edilson Silva.

O sistema adotado pela Secretaria de Saúde de Ji-Paraná, está gerando maior transparência e velocidade na atualização dos dados. A mudança é resultado de uma força-tarefa em vigor desde o dia 28 de junho, que elevou o percentual de vacinados de 23 mil para mais de 36 mil no município. Outro benefício constatado pela diretora municipal da divisão em saúde, Allinny Rezende, foi a redução de erros, que não traduziam a realidade de cidade, que no sistema contabiliza 51.225 pessoas vacinas, segundo o último boletim do município.

O sistema integrado, recomendado pelo MS precisava de autorização e homologação para ser operado, o que levava mais tempo para lançamento de todos os dados da campanha. Outro fator, que não contribuía, era o fluxo intenso de informações na base do MS, oriundos de todos os municípios do Brasil, gerando entraves e lentidão no sistema.

“Estávamos tentando fazer pelo sistema de integração; como estava demorando muito, decidimos realizar essa força-tarefa com apoio da equipe dos agentes comunitários de saúde, junto com os demais servidores da prefeitura para realizarmos esse lançamento direto no Sistema do PNI. O resultado foi muito satisfatório”, destacou Alinny Rezende.

Com base nos dados compilados pela Semusa 39.40% dos 130 mil habitantes já foram imunizados com a 1ª e a 2ª dose da vacina contra covid-19, incluindo a AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen. Para atingir 80% de cobertura vacinal Ji-Paraná precisaria de pelo menos 50 mil doses a mais. “Nosso cronograma já está todo definido, assim que as doses são aplicadas de imediato e lançadas no sistema. O nosso tempo de resposta tem sido muito rápido, tanto que essa semana toda a nossa programação já está definida para os grupos prioritários com 42 anos ou mais, com ou sem comorbidades”, finalizou Alliny Rezende.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook