Instrução Normativa estabelece orientações em desconto dos empréstimos consignados

Deputado Adelino Follador defende a norma adotada pelo Executivo

Assessoria
Publicada em 04 de maio de 2020 às 12:45
Instrução Normativa estabelece orientações em desconto dos empréstimos consignados

Depois que a Assembleia Legislativa sustou o Decreto nº 24981 de 27 de abril de 2020, do Governo do Estado, que estabelecia critérios que dificultavam a suspensão da cobrança dos consignados dos servidores estaduais e municipais, a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), publicou a Instrução Normativa nº 001/2020, estabelecendo orientações aos servidores públicos estaduais quanto aos procedimentos referente aos descontos de empréstimos consignados em folha de pagamento.

Sendo que, em relação aos servidores do Estado, a suspensão será realizada pela Diretoria Executiva do Sistema de Pagamento (DESP), com acompanhamento da Coordenadoria Estadual de Consignação (CECON), setores responsáveis pelo processamento e execução de tais atividades, no âmbito da Segep. Será realizada a partir do mês de maio, abrangendo também junho e julho, sendo processada via Sistema da Folha de Pagamento da DESP/SEGEP, que promoverá a suspensão de todos os empréstimos consignados por meio da matrícula do servidor, não sendo permitida a opção individualizada de suspensão de apenas um ou outro contrato do servidor requerente, somente quem não tiver interesse em suspender a cobrança dos empréstimos consignados na folha de pagamento, deverá interpor requerimento.

Para o deputado Adelino Follador (DEM) o Governo do Estado acertou nesta medida, “pois o Decreto dificultava a suspensão, e por isto nós sustamos o mesmo, sabemos que esta suspensão é o desejo da grande maioria dos servidores, desta forma o servidor pode ficar tranquilo, sendo que não serão descontados nas próximas folhas de pagamento, sendo necessário se manifestar somente uma minoria que deseja continuar pagando”, concluiu Adelino.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Bento Arruda 05/05/2020

    ATÉ QUE ENFIM ALGUMA COISA COERENTE A FAVOR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO, MESMO QUE SEJA POR APENAS 3 MESES.

  • 2
    image
    Marcos Britto 05/05/2020

    Cremilda Maria,vale apenas para o Estado de Rondonia, e será a partir do pagamento de maio,no parabenizo os Deputado, e ao Sr. Governador👏👏👏🙌

  • 3
    image
    Ronilda Pereira do Nascimento 05/05/2020

    Lendo aqui os comentários dos demais fico muito triste por voces também, mais os aposentados do INSS e servidores de outros estados dependem de normativa do Governo Federal para os do INSS e os demais de outros estados dependem de normativa também de seus estados de origem, aos nossos Deputados Estaduais de RO. não copete ha eles legislar também sobre o INSS.Um abraço e pedimos a Deus que todos consigam também igual a nós estaduais.

  • 4
    image
    Cremilda maria da silva 05/05/2020

    Essa norma vale pra todos estados e passa a valer a partir de quando?

  • 5
    image
    Diogo Antônio christ 05/05/2020

    Interessante esse Deputado!!! Ele faz uma lei que auxiliar só funcionários Públicos. A minha mãe era autônoma, aposentada por problemas mentais, que mal dá para pagar seu aluguel é seus remédios.. Que deixa pasmo é que que ele os deputados,são a classe mais. Essa lei não é constitucional. Pois Sr deputado está errado. Pois e preciso que todos cidadãos Brasileiros. Que tem empréstimo consignado tava parte tbm desse desconto. Isto é pura co dia: Atenção senhores Deputados ! Prestem atenção! Pois daqui há dois anos vão precisar do povo para que continuem nesta mordomias que você vivem. São o povo que os elegem. Tenham um pouco clemência para o mais necessitados. São maioria neste País!

  • 6
    image
    Sônia Maria Anacleto Neves 04/05/2020

    Sou funcionária pública aposentada do Estado do Paraná, e gostaria de saber se preciso fazer o requerimento para suspender os descontos ou vai ser automático, uma vez que quero que meus contratos sejam suspensos.

  • 7
    image
    Marly Coelho 04/05/2020

    Acho que os aposentados do INSS também tem direito a essa suspensão, uma vez que somos em maior número e temos as mesmas necessidades que um servidor.

  • 8
    image
    Marta Betania da silva 04/05/2020

    Eu acho injusto nós aposentados e pensionista fica de fora do desconto do consignado.pq também temos família sem trabalhar por conta da pandemia e precisamos ajudar .sem falar que os servidores ganham melhor do que a maioria dos aposentados e pensionista

  • 9
    image
    Beatriz 04/05/2020

    Novamente os aposentados foram prejudicados pelo poderio dos bancos

  • 10
    image
    Ângela 04/05/2020

    Gostaria de saber já que a doença está generalizada por que não estender essa situação pra todos os Servidores ,FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL. Estamos todos no mesmo barco. Tomo 5 medicamentos pago contas aluguel etc pq só o Estado. E o INSS??? stado

  • 11
    image
    Marcos antonio Correia 04/05/2020

    E quem não e servidor, mas, esta aposentado e passando por problemas iguais , como fica?

  • 12
    image
    Marcos antonio Correia 04/05/2020

    E quem não e servidor, mas, esta aposentado e passando por problemas iguais , como fica?

  • 13
    image
    Alberto Ferreira de morais 04/05/2020

    Eu acho se os servidores podem suspender as cobranças do consignados por os aposentados do INSS não podem eu acho isso errado e minha opinião já que somos a maioria no país ?

  • 14
    image
    Ronilda Pereira do Nascimento 04/05/2020

    Que bom que o nobre Deputado conseguiu resolver mais esse problema para todos nós servidores estaduais, Graças a Deus teremos este problema a menos durante esses tres meses,não estamos nos eximindo de pagar as nossas dividas com os bancos, mais neste momento a nossa situação está ficando cada dia mais preta. Parabéns Deputado e também ao nosso Governador Marcos Rocha. Um abraço e que Deus vos abençoe.

  • 15
    image
    Marcos Britto 04/05/2020

    Parabéns,agora sim Deputado,precisavamos dessa ajuda!

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook