Livro de poesia “Poiética arte do desprezo” será lançado neste sábado

O evento contará também com uma singela exposição de artes plásticas produzidas pelo poeta

José Maiko Farias Amim
Publicada em 08 de outubro de 2021 às 12:38
Livro de poesia “Poiética arte do desprezo” será lançado neste sábado

Neste sábado, 09 de outubro, às 19h, será lançado o livro “Poiética arte do desprezo”. O lançamento acontecerá na Rua Colômbia, n°4050, bairro Embratel, Porto Velho - RO. A obra reúne parte da produção poética de Bruno Cruz, artista plástico, poeta e produtor cultural rondoniense, sendo, portanto, a primeira obra poética lançada pelo artista. O evento contará também com uma singela exposição de artes plásticas produzidas pelo poeta. Para o evento, asseguramos que todas as medidas sanitárias de enfrentamento à crise pandêmica serão observadas e respeitadas.

Com uma produção poética de anos, escritas em folhas, hoje, gastas e amareladas pela ação do tempo, o poeta rondoniense Bruno Cruz finalmente trará ao público o fruto de tantas noites em claro, trabalhando arduamente, assim como um escultor trabalha a argila, na elaboração dos poemas que constituem a antologia Poiética arte do desprezo. Não por gosto ou por afetação, a distância que separava os poemas que o público terá a oportunidade de apreciar e a forma editorial que eles alcançaram é resultante, apenas, da dificuldade que muitos poetas rondonienses enfrentam para a concretização de suas obras.

A poética de Bruno Cruz perpassa temas caros à tradição poética ocidental, sendo, portanto, universal em sua abrangência temática e efetiva em sua assimilação por parte dos leitores. Sem floreios e sem temores, o poeta apresenta uma miríade de imagens poderosas acerca da morte, da loucura, da dor, da solidão etc. Com isso, sua poética torna-se, sem dúvidas, uma arte do desprezo, uma arte que, de forma quase antropofágica, se alimenta da carne viva de tudo daquilo que é matéria em decomposição, matéria em devir, em silencioso alienamento. Tudo aquilo que, aos olhos superficiais da percepção cotidiana, é negado ou negligenciado, na produção escrita do poeta ganha contornos novos.

Com essa obra inovadora em sua linguagem, em sua temática e na forma com que é tratada a arte poética, Bruno Cruz traz às letras rondonienses um material autêntico, independente e de grande beleza estética. Galgando seus primeiros passos na cena literária de Rondônia, podemos assegurar que o poeta Bruno Cruz caminha sobre as mesmas pegadas daqueles que pretenderam, pioneiramente, poetizar em Rondônia, mesmo que para isso estabeleça um palco onde as representações não sejam restritas a esse espaço, mas que alcancem todos os leitores, em seus mais variados espaços e tempos.

Serviços

– O quê: Lançamento do livro “Poiética arte do desprezo”.

– Data: 09 de outubro de 2021 (sábado)

– Hora: 19h

– Onde: Rua Colômbia, n°4050, bairro Embratel, Porto Velho - RO

– Contato com o autor: 69 99269-0355

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O AZUL CONTAGIENTE DOS “MENINOS DA AVV”

O AZUL CONTAGIENTE DOS “MENINOS DA AVV”

Respeitando os cuidados com a pandemia mais uma peça foi adicionada aos uniformes e todas crianças receberam máscaras com o intuito de oferecer maior segurança e minimizar os riscos de contaminação