Maternidade Municipal realiza curso de manejo clínico em aleitamento materno

A maternidade tem o título de hospital amigo da criança, concedido pelo Ministério da Saúde

Comdecom
Publicada em 07 de maio de 2019 às 17:16
Maternidade Municipal realiza curso de manejo clínico em aleitamento materno

A Maternidade Municipal Mãe Esperança, em parceira com o banco de leite do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, iniciou um ciclo de capacitação sobre manejo em aleitamento materno, para os servidores da unidade.

A maternidade tem o selo, do Ministério da Saúde, de Hospital Amigo da Criança, um a iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Unicef, que tem o intuito de promover e incentivar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.

“As mamães, que são atendidas aqui na maternidade, recebem todo o apoio de uma equipe multidisciplinar, que inclui nutricionista e enfermeiro, que ensinam como amamentar, orientações sobre técnicas de como produzir mais leite e de como proceder no caso de alguma intercorrência”, explicou Aline Silva, gerente da divisão de assistência hospital.

O primeiro curso foi direcionado aos enfermeiros e técnicos em enfermagem da unidade. No decorrer de todo o mês de maio, serão realizados mais cursos, para garantir que todos os servidores da unidade participem das atualizações, que são necessárias para que a maternidade mantenha o título de Hospital Amigo da Criança.

O objetivo da capacitação, segundo a gerente da maternidade, a pediatra Marilene Penati, é alertar sobre a importância da amamentação e realizar práticas que apóiem o início e o desenvolvimento da amamentação e, para que assim, os servidores possam auxiliar as mães no aprendizado das técnicas corretas de posicionamento e pega da mama pelo bebê, bem como na identificação de obstáculos à amamentação e maneiras de superá-los.

A capacitação da primeira turma aconteceu nos dias 2 e 3 de maio, no auditório do Centro de Referência em Saúde da Mulher, sob a coordenação da enfermeira Érika Moreira e da nutricionista Regiane Fernandes.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook