Pedal do Amor: Grupo Saúde Sobre Duas Rodas realiza ação solidária

Passeio do dia 27 de outubro levará lenços para pacientes do Hospital de Amor da Amazônia, na BR 364, e tem apoio de servidores do TRE

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 21 de outubro de 2019 às 15:50
Pedal do Amor: Grupo Saúde Sobre Duas Rodas realiza ação solidária

Um pedal com característica de boa ação e solidariedade será realizado no dia 27 de outubro, pelo Grupo Saúde Sobre Duas Rodas, do Tribunal de Justiça de Rondônia. O Pedal do Amor terá início às 7 horas (concentração 6h30), na frente do edifício-sede do TJRO, e vai até o Hospital de Amor, no Km 15, da BR 364, onde os participantes entregarão lenços doados pelos servidores e magistrados do TJRO para serem distribuídos entre as pacientes em tratamento. Servidores do TRE também aderiram à proposta e arrecadam lenços para distribuição.

O pedal é alusivo ao período da campanha de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero, Outubro Rosa. A ideia é que cada participante leve consigo um lenço de cabeça para doar. Até o dia 25, as doações podem ser feitas em uma caixa para coleta, que foi colocada na recepção do edifício-sede do TJRO. A campanha feita no TRE também mobiliza as doações para a mesma data.

A juíza Juliana Paula abraçou a ideia e já arrecadou mais de 30 lenços para a ação do grupo. “Iniciativa maravilhosa que associa a atividade física ao altruísmo. Mulheres e homens se dispuseram à ação de amor, o que demonstra que as pessoas se permitem tocar pelas ações em benefício ao próximo, sendo solidárias e generosas”, afirmou a magistrada.

O projeto Saúde Sobre Duas Rodas foi institucionalizado a partir de um grupo de servidores do TJRO que, espontaneamente, fazia passeios de bicicleta e passou a acompanhar a Caminhada do Judiciário, atividade também voltada para a saúde e qualidade de vida, realizada por servidores e magistrados, no período vespertino das 1ª e 3ª sextas-feiras do mês.

O convite do grupo de WhatsApp Saúde Sobre Duas Rodas, onde se organizam os pedais, informa que o lenço de cabeça pode ser novo ou usado, desde que limpo e em boas condições de uso. “O lenço é um gesto da solidariedade que queremos demonstrar às mulheres que estão passando por tratamento. Também é uma forma de dizer que estamos aqui e que podem contar conosco”, disse a servidora Érica Mendes, do TJRO.

A proposta do Pedal do Amor vem ganhando apoio de diversos setores. De acordo com a chefe do Cartório da Auditoria Militar Estadual, Monica Cabral, “é uma excelente iniciativa do TJRO, onde poderemos unir o amor ao pedal ao amor ao próximo. Recentemente tivemos oportunidade de conhecer o Hospital de Amor por meio de outro pedal e ficamos impactados com o que é feito naquele lugar. Saímos de lá com uma outra percepção sobre nossas responsabilidades sociais e com desejo muito grande de ajudar cada vez mais”.

Para a Diretora da Disau – Divisão de Saúde do TJRO, Rosana Ramalho, é uma ação de muita importância, pois, “as mulheres que estão em tratamento de câncer de mama ou de colo uterino, na maioria das vezes perdem os cabelos por causa da quimioterapia e o lenço é um acessório muito utilizado por essas pessoas, como um adereço, como apoio à autoestima e como um reflexo do autocuidado. É um dos artefatos mais utilizados dentro desse processo, e isso auxilia muito a mulher que está buscando superar essa fase”.

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Leonesio 28/10/2019

    Como participar do grupo de pedal?

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook