Prefeitura de Porto Velho promove evento que reúne mulheres em reconhecimento à profissão de trancista
A reunião foi em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Na manhã desta segunda-feira (28), a prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu um encontro de trancistas em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, essa reunião aponta para a valorização das mulheres como ponto focal
O evento contou com a presença de mulheres da capital e distritos que participaram de uma roda de conversa e promoveram o intercâmbio de técnicas e métodos para aperfeiçoar o trabalho.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, essa reunião aponta para a valorização das mulheres como ponto focal das ações do Executivo Municipal em prol da independência financeira e qualificação profissional, além de representar a cultura e história da população negra, latino-americana e caribenha.
"Esse dia é muito marcante, muito simbólico. Nós tivemos capacitação, palestras, e isso mostra muito o que nós queremos promover de política pública e também quem nós somos e de onde nós viemos. A gente agradece, parabeniza e reafirma o desejo de estarmos cada vez mais próximos das mulheres dentro do nosso município", destacou Léo Moraes.
Para a Ane Cleyane, a profissão das trancistas nasce da identidade negra e hoje é exercida por mulheres de várias etnias
Para a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Porto Velho, Ane Cleyane, a profissão das trancistas nasce da identidade negra e hoje é exercida por mulheres de várias etnias.
Ela ainda destacou que foi apenas neste ano que a profissão de trancista foi reconhecida oficialmente, fato que mostra a importância da valorização dessas mulheres.
"As trancistas, durante muito tempo, eram uma profissão deslocada, onde elas não se encaixavam como cabeleireiras, não se encaixavam como barbeiras, e elas não tinham uma profissão específica delas. Agora, a prefeitura vem atuando para tirar essas mulheres da informalidade, através de um banco de dados que irá acompanhar e integrar essas profissionais dentro do mercado de trabalho", afirmou Ane Cleyane.
Vice-prefeita Magna dos Anjos ressaltou a força dessas mulheres
Presente no evento, a vice-prefeita Magna dos Anjos ressaltou a força dessas mulheres, que mesmo enfrentando contratempos não desistiram de suas atividades até serem reconhecidas e garantirem seus espaços dentro do mercado de trabalho e da sociedade.
"Hoje é um dia muito feliz para as mulheres, uma vez que, de maneira inédita, elas possuem a oportunidade de exercerem e desenvolverem a profissão de trancistas com todo o apoio do Poder Executivo. Esse é um compromisso da prefeitura de Porto Velho com nossas mulheres", relatou Magna dos Anjos.
A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres seguirá durante todo o ano promovendo ações de fomento e valorização das mulheres trancistas.
STF vai julgar se empresa que vai fechar pode compensar prejuízos fiscais de uma vez
Matéria teve repercussão geral reconhecida, por unanimidade, em deliberação do Plenário Virtual da Corte
TST mantém nulidade de cláusula que exigia consulta a sindicato antes de ação na Justiça
Norma coletiva entre Vale e Metabase previa instância extrajudicial obrigatória para resolução de conflitos
Terceira Turma mantém direito de resposta para clínica que apontou informações falsas em reportagens de TV
No STJ, sustentando que o direito concedido à clínica não teria respeitado os limites e parâmetros fixados em lei, a emissora requereu que a resposta fosse limitada a texto, a ser exibido ou lido durante a programação




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook