Privatização da Caerd entra em pauta na comissão de Defesa do Consumidor

Debate será ampliado e contará com a participação do sindicato

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
Publicada em 28 de março de 2023 às 15:49
Privatização da Caerd entra em pauta na comissão de Defesa do Consumidor

A comissão de Defesa do Consumidor destacou na manhã desta terça-feira (28), a pauta da privatização e dos serviços prestados pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd). O encontro contou com as participações dos deputados estaduais Cláudia de Jesus (PT) e Lucas Torres (PP) além do presidente da companhia, Cleverson Brancalhão da Silva, no Plenarinho 2 da Assembleia Legislativa de Rondônia.

De acordo com a deputada estadual Cláudia de Jesus, existe uma preocupação com a atual situação da Caerd. “É uma responsabilidade de se garantir um serviço de qualidade e ainda se tem a questão da privatização e como está sendo tratado isso? Sabemos que a arrecadação da Caerd é maior em Porto Velho e Ji-Paraná, mas como esse serviço seria estendido para os outros municípios com uma privatização dos serviços? A minha preocupação é que se entregue para uma empresa privada uma estrutura paga pelo povo, pois temos que pensar na classe trabalhadora. O debate tem que ser ampliado e estendido a demais deputados, pois se a gente não se unir neste momento vai se criar um problema assim como ocorreu com a Energisa”, cobrou.

Cleverson Brancalhão da Silva parabenizou a preocupação da comissão com os serviços prestados pela Caerd e se colocou à disposição. “O saneamento básico é um grande problema e também uma grande solução. Tão logo saiu o marco regulatório, o governador Marcos Rocha (União Brasil) buscou uma resposta para atender a obrigatoriedade de resolver a questão do saneamento. Estima-se que nos próximos dez anos possamos chegar a 99% do saneamento em Rondônia e precisamos de R$ 8,7 bilhões para alcançar a universalização. Temos que parabenizar essa iniciativa pois falar em saneamento básico é falar de saúde pois impacta na vida das pessoas”, destacou.

Para o deputado estadual Lucas Torres é importante criar um novo momento para aprofundar o debate sobre a Caerd. “O assunto merece um espaço maior seja em uma sessão extraordinária ou uma audiência pública para se tratar da questão da privatização junto com a participação do sindicato”, frisou.

Ao final, Lucas Torres propôs um encontro com demais órgãos para debater as obras de infraestrutura em prol do saneamento básico em Rondônia. “Temos que estender o convite para a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp , Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) além da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Rondônia ( Agero) para entrar num debate sobre a qualidade do serviço entregue ao consumidor e assim estabelecer um planejamento para que possamos avançar para termos um pouco mais de efetividade no debate sobre o esgoto sanitário e sobre a água limpa para nossa população”, encerrou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook