Servidora de Rondônia participa de programa em finanças em Harvard
Sua trajetória sólida e engajada na modernização da gestão pública, bem como na pauta dos ativos ambientais, reforçaram a escolha de seu nome para representar o Estado
Com o apoio do Governo de Rondônia, a Analista Tributária Clarissa Gilmara Barros, servidora da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN), representou o Estado no Programa de Lideranças Femininas em Finanças Públicas, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em parceria com o Banco do Brasil e o Instituto Insper.
O curso contou com mais de 400 inscritas de todo o país, e Clarissa foi selecionada pelo seu currículo de destaque, o qual reúne quase 20 anos de experiência no serviço público, grande parte deles dedicados ao Estado de Rondônia, onde ingressou como servidora pública efetiva aos 18 anos.
Sua trajetória sólida e engajada na modernização da gestão pública, bem como na pauta dos ativos ambientais, reforçaram a escolha de seu nome para representar o Estado.
A etapa nacional do programa ocorreu de março a outubro de 2025, com aulas todas as terças e quintas-feiras, das 17h30 às 21h30, além de reuniões e encontros semanais com as colegas para o desenvolvimento coletivo do projeto final.
O curso exigiu grande dedicação e comprometimento, levando Clarissa a suspender temporariamente algumas atividades do Mestrado Profissional em Administração Pública que desenvolve na Universidade Federal de Rondônia, para se dedicar integralmente ao propósito.
Durante o programa, a servidora integrou a equipe responsável pela criação do Projeto Via Verde, que conquistou o 1º lugar nacional entre as iniciativas apresentadas por participantes de todo o país.
A proposta visa instituir um programa nacional de incentivo fiscal à transição para veículos de baixa emissão de carbono, com redução ou isenção do IPVA para automóveis elétricos e híbridos, aliada à compensação fiscal sobre aeronaves e embarcações.
O projeto, desenvolvido em conjunto com representantes dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraíba, busca promover a descarbonização do setor de transportes, fortalecer a indústria de eletromobilidade e garantir justiça fiscal e sustentabilidade ambiental, sem comprometer a arrecadação estadual.
Como o reconhecimento pelo desempenho de excelência, o grupo foi selecionado para representar o Brasil na Etapa internacional do programa “Women in Leadership: A Program for Rising Leaders”, realizada na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts (EUA).
Na imersão em Harvard, Clarissa Barros participou de uma intensa jornada de aprendizado com professoras e especialistas de renome mundial, ao lado de mulheres líderes de diversos Estados e Municípios brasileiros.
O programa abordou temas como comunicação executiva, negociação de gênero, estratégia e liderança, em um ambiente de intercâmbio global de experiências e práticas de gestão pública.
“Foi uma experiência transformadora estudar em Harvard e conviver com tantas mulheres inspiradoras. Volto com a certeza de que investir em liderança feminina é investir em transformação, inovação e futuro”, afirmou Clarissa.
A Analista Tributária também celebrou a presença de outra representante de Rondônia na turma, Eloia Duarte Rodrigues, Secretária Executiva de Estado da Saúde, reforçando o compromisso do Estado com o fortalecimento da liderança feminina.
Clarissa expressou profunda gratidão ao Governador de Rondônia, aos Secretários de Finanças, ao Coordenador da Receita Estadual e ao Gerente de Arrecadação, pelo incentivo e apoio que possibilitaram sua dedicação ao programa e o êxito alcançado.
“Sou imensamente grata por todo o apoio e confiança. Pretendo disseminar o conhecimento adquirido por meio de cursos, projetos e iniciativas práticas, aplicando-o tanto na Sefin quanto em outras áreas do Governo do Estado. Essa conquista é de todos que acreditam no poder transformador da capacitação e da liderança pública”, ressaltou.
A conquista reforça o protagonismo feminino e valoriza o serviço público rondoniense, contribuindo para o avanço da gestão pública estadual em nível nacional e internacional.
Vereador denuncia suposta irregularidade em curso da PM
O parlamentar disse ter encaminhado a denúncia ao Ministério Público de Rondônia (MP-RO) para apuração rigorosa dos fatos e reforçou o compromisso com a legalidade e a transparência
Cultura de integridade em destaque no seminário do TJRO
A solenidade de abertura oficial ocorreu na noite do dia 30, com a mesa presidida pelo decano do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que é o presidente do Comitê de Ética e Integridade da instituição
TJRO homologa primeiro acordo na saúde suplementar
O acordo foi construído de forma consensual entre o beneficiário e a operadora, com a mediação de servidores




Comentários
Olá menina mulher corajosa...voce merece ...continua...
Os menos estudados são os que acabam com Brasil dando golpes milionários, não precisou nem ir Havard foi só aqui nos colégio públicos com menos de segundo grau completo.
Peço desculpas se eu estiver errado, sendo que para que tenhamos uma maravilhosa SAÚDE ! Sempre temos de 🚶♀️ 🚶♂️ caminharmos todos os dias enquanto Deus nos dê SAÚDE.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook